Como evitar golpes na hora de fazer um consórcio? Veja dicas

Se tratando de privacidade de dados e segurança, o Brasil está longe de ser referência na área. Segundo a Transunion, empresa global de informações e soluções, as tentativas de fraudes digitais no país tiveram um aumento de 20% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano anterior. 

No entanto, as fraudes e golpes já estão presentes no cotidiano dos brasileiros, tanto no setor de e-commerce quanto no setor de saques e contas. Mas você sabia que o setor de consórcios é um dos novos favoritos dos golpistas? Continue lendo a matéria para saber como se proteger de fraudes. 

Para Tatiana Anderson, head da Turn2C, uma startup de inteligência artificial para o setor de consórcio, os clientes podem reconhecer diversos aspectos desta modalidade financeira que podem considerar suspeitos. Ela reforça que é fundamental conhecer o consórcio que deseja contratar, se a empresa que o oferta é real e transparente. “O consórcio é um ótimo produto e pode trazer muitos benefícios, mas é importante existir uma assessoria pós venda para ajudar com todos os trâmites perante à administradora do consórcio”, garante.

Conheça os tipos de golpes envolvendo consórcio 

Golpistas podem utilizar o método financeiro para aplicar golpes de diversas formas mas, principalmente, solicitando dinheiro adiantado, seja via Pix ou boleto fraudado. 

Normalmente os criminosos fazem promessas de vendas de alguma cota inexistente de consórcio, ou garantem a venda de uma cota com descontos irreais. 

Diante disso, Tatiana salienta que é preciso estar sempre atento a condições que prometem muito acima do mercado.  “Se você estiver em contato com alguém que não conhece, é importante verificar junto à administradora ou com uma pessoa de sua confiança se o vendedor é cadastrado em alguma administradora de consórcio e se está mesmo autorizado a fazer venda do produto. Além disso, o contrato deve ser assinado diretamente com a administradora e os pagamentos serão realizados posteriormente para ela também”, destaca.

Caso você tenha caído em um golpe do consórcio, não deixe de fazer um boletim de ocorrência na delegacia e procurar um advogado para possível reparação.