Como pagar IPTU atrasado de Porto Alegre? Principais dúvidas

0

A Prefeitura de Porto Alegre oferece aos cidadãos que não estão em dia com o IPTU a oportunidade de quitar a dívida de forma facilitada.

Através do portal da prefeitura, o cidadão pode consultar os valores em aberto e simular o seu parcelamento. O envio das guias é feito todos os meses via e-mail.

Quem preferir, pode pagar a dívida à vista em guia única que vence sempre no último dia útil do mês. Ainda há a opção de pagar com o cartão de crédito, à vista ou em até 12x.

Como pagar?

O IPTU em atraso pode ser pago à vista ou parcelado com o cartão de crédito, ou através das guias emitidas pelo portal da prefeitura.

As guias podem ser pagas nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú, Santander e Sicredi, de forma online ou presencial.

Nas casas lotéricas, podem ser pagas as guias até R$5 mil. O limite é por documento, e não por contribuinte.

Como consultar as dívidas do IPTU?

Para saber os valores em aberto, bem como simular o parcelamento da dívida, acesse o site: https://parcelamento.procempa.com.br/parcelamento-online

Insira no formulário a inscrição do imóvel e o CPF do proprietário. No fim da página, realize a verificação “Não sou um robô” e clique em “Consultar”.

Qual a multa e juros do IPTU em Porto Alegre?

  • Até o mês de vencimento: multa de mora de 2%;
  • Após o mês de vencimento: 10% de multa de mora + pelo menos 1% por mês de atraso.

Qual telefone para esclarecer dúvidas sobre o IPTU?

Para dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) através do telefone 156 e selecione a opção 4.

Para os cidadão que se encontram fora de Porto Alegre, o contato pode ser feito através do telefone: (51) 3289-0156

Qual o Whatsapp para negociar pagamento de dívidas do IPTU em Porto Alegre?

A prefeitura disponibiliza também a negociação e parcelamento de débitos (em cobrança judicial ou não) através do WhatsApp. Para ser redirecionado diretamente para o bate papo, clique aqui