Como surgiu o hino do Grêmio?

Na tradição do futebol, poucos clubes contam com um hino tão emocionante quanto o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. A criação dos refrões mais famosos do Grêmio possui uma história tão emocionante quanto a trajetória do próprio clube.

Conhecido através do verso “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”, o hino foi inspirado pela faixa levada por um apaixonado gremista, Salim Nigri, em várias partidas do clube. Falecido em 2010, aos 87 anos, Nigri criou uma expressão que viria a embalar milhões de torcedores em todo o país.

Veja como surgiu o hino do Grêmio e o seu legado deixado aos torcedores que são apaixonados pelo clube!

Criação do verso famoso de Salim Nigri

Vale ressaltar que o refrão tão conhecido no mundo futebolístico foi, na verdade, uma adaptação feita por Lupicínio Rodrigues, nome por trás da composição do hino. O verso original era justamente a frase impressa na faixa de Nigri, e sua adaptação se deu apenas para garantir a rima do hino.

Além disso, a adaptação da faixa para o hino do Grêmio tornou-se um exemplo de como a paixão dos torcedores pelo seu clube pode se traduzir na cultura popular e se tornar um elemento simbólico para a equipe.

Homenagens do Grêmio

Notavelmente, o hino do Grêmio também presta homenagem a um dos maiores heróis de sua história: Eurico Lara. Citado em uma das estrofes como “Lara, o craque imortal”, Lara teve uma atuação memorável no Gre-Nal Farroupilha, disputado em 22 de setembro de 1938.

Sendo assim, a história por trás do hino do Grêmio demonstra uma ligação entre a equipe e os torcedores, além das homenagens prestadas pela organização aos nomes em destaque.