Concurso do INSS 2022 conta com provas previstas para 4 meses? Entenda

No último dia 19 de abril, foi enviada ao Ministério da Economia uma nova solicitação de abertura de concurso para o INSS em 2022. O pedido visa o preenchimento de 7.830 vagas.

No documento de solicitação foi apresentado um cronograma, e caso o certame seja realmente liberado, o primeiro passo será a definição de vagas, que pode ser inclusive alterada pelo Ministério da Cidadania.

Após a definição das vagas, que deve ser feita em três dias, está a elaboração do projeto básico do concurso público. O prazo máximo é de oito dias. 

Ainda há alguns outros passos como a escolha e contratação da banca organizadora (23 dias) e o fechamento da elaboração do edital para publicação em Diário Oficial (cinco dias). Finalmente, após a publicação do edital, as provas devem acontecer oficialmente em quatro meses.

Confira o cronograma sugerido caso o pedido do Concurso do INSS 2022 seja aprovado

  • Definição das vagas do concurso INSS – três dias
  • Elaboração do projeto básico – oito dias
  • Envio do projeto básico às bancas organizadoras – um dia
  • Recebimento das propostas das bancas – cinco dias
  • Escolha da banca – um dia
  • Elaboração do contrato – seis dias
  • Assinatura do contrato – dez dias
  • Elaboração do edital – cinco dias
  • Publicação do edital – quatro meses antes da data da prova

Concurso do INSS 2022

A urgência do preenchimento no quadro de funcionários do INSS, que não tem suportado a demanda, torna o concurso para a autarquia uma realidade cada vez mais próxima. O certame é muito esperado pelos brasileiros, devido a quantidade de vagas que poderão ser ofertadas.

O objetivo é preencher 7.830 vagas, nas funções de Técnico do Seguro Social (nível médio) e Analista do Seguro Social (nível superior). Os salários são de, respectivamente, R$5.186,79 e R$7.659,87.

O novo ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, comentou sobre a possibilidade da liberação do novo concurso do INSS ainda este ano e demonstrou otimismo.

“Existe um diálogo para que haja concurso público, sim, neste ano. Talvez, não no número que a gente solicitou, de 7,5 mil”, afirmou em declaração.

Vagas solicitadas

Confira o quantitativo de vagas solicitadas para cada área, divididas entre as funções de Técnico e Analista do Seguro Social:

Técnico do Seguro Social

  • Áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

Analista do Seguro Social

  • Áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).