Concurso INSS pode ter pedido revisto ainda neste mês para abertura de vagas para Porto Alegre, entenda

O concurso INSS está aguardando a aprovação do Ministério da Economia para ser realizado. Só nesta semana, a solicitação já registrou 20 movimentações em setores estratégicos para a aprovação ou não do edital. 

Atualmente, o pedido está o pedido para a realização do concurso chegou a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, órgão ligado ao Ministério da Economia responsável por aprovar ou negar os concursos públicos.

A movimentação acelerou depois que o Governo Federal firmou acordo com o sindicato da categoria para finalizar a greve dos servidores do INSS. Uma das reivindicações da paralisação era a realização de um concurso público para aumentar o quadro de servidores, pois o órgão está há mais de sete anos sem concurso para a contratação de efetivos.

Próximos passos do pedido do concurso do INSS

A partir de agora, cabe a Procuradoria analisar as questões técnicas e jurídicas e, caso sejam aprovadas, a solicitação é submetida a deliberação do Ministério da Economia para a aprovação. 

A expectativa do INSS é que o ME autorize a realização do concurso considerando o acordo feito para finalizar a greve a redução na quantidade de vagas que, a princípio, era de 7 mil vagas, sendo 6.004 vagas de técnico do seguro social, de nível médio, e 1.571 de analista do seguro social, de nível superior ; porém, após o reajuste, a solicitação é de mil vagas para o cargo de técnico do seguro social. 

“Propõe-se alteração do pedido feito na NOTA TÉCNICA Nº 4/2021/DIRAT-INSS, direcionado o pedido apenas para o cargo de Técnico do Seguro Social retificando o quantitativo pleiteado em 2021 para 1.000 (mil) vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, dando início a um procedimento de recomposição continuada, até alcançar gradativamente o quadro ideal de servidores”, consta em documento disponibilizado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).