Concurso INSS? Se aprovado terá 7.830 vagas para cargos dos níveis médio e superior
Nesta terça-feira (19), foi encaminhada uma nova solicitação ao Ministério da Economia para a realização do concurso para o INSS. O pedido contempla a oferta de 7.830 vagas distribuídas entre nível médio e superior.
Os cargos são para Técnico do Seguro Social (6.084 vagas), de nível médio, e para Analista do Seguro Social (1.746 vagas), de nível superior. As remunerações são no valor de R$5.186,79 e R$7.659,87, respectivamente.
O pedido aguarda aval do Ministério da Economia. A abertura de um novo edital é uma das reivindicações da greve dos servidores do INSS, que denunciam a falta de pessoal para cumprir a enorme demanda do instituto.
Distribuição de funções
O pedido prevê a distribuição das funções entre técnicos e analistas. Os técnicos irão atuar nos seguintes âmbitos do instituto:
- Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas);
- Combate à Fraude (734);
- Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216);
- Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40);
- Serviço de Cobrança Administrativa (34);
- Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46);
- Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996);
- Área meio (80).
Já os analistas, terão as seguintes possibilidades de atuação:
- Serviço Social (463 vagas);
- Reabilitação Profissional (702);
- Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406);
- Área meio (175).
Déficit de funcionários
O INSS enfrenta um cenário no qual cerca de 3 bilhões de segurados aguardam a concessão de seus benefícios, que muitas vezes tem ultrapassado o prazo máximo de 90 dias.
São cerca de 24 mil cargos vagos na estrutura do INSS, mencionados pela própria autarquia. Isso resulta em uma sobrecarga dos atuais servidores, que reivindicam na atual greve a abertura de um novo edital para que novos funcionários supram a demanda de solicitações.
Além disso, cerca de 3.796 servidores estão em abono de permanência. O abono é um incentivo financeiro para aqueles que já possuem todos os requisitos para aposentar-se mas escolhem continuar trabalhando. Ou seja, a aposentadoria desses servidores pode acontecer em algum momento, deixando mais um vazio no quadro do INSS.