Conselho Municipal do Meio Ambiente, visitam Viveiro em Porto Alegre

Os membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) visitaram o Viveiro Municipal na última quinta-feira (21) para acompanhar as obras nos 3,5 hectares para revitalização do local que começaram no ano passado e já estão quase concluídas. 

“É gratificante ver o empenho da equipe técnica da secretaria para entregar o melhor resultado. São 2,5 hectares de área para produção de mudas que irão ser plantadas nas praças, parques e áreas de preservação, com foco na produção de espécies nativas do Estado e de Porto Alegre”, afirma o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Maurício Loss em divulgação da prefeitura. 

A visita incluiu as novas estruturas físicas de apoio e produção vegetal, o prédio administrativo, capatazia, galpões de ferramentas e equipamentos, e depósito.

Conforme divulgação da Prefeitura a reforma foi viabilizada por meio de um Termo de Alienação de Solo Criado por contrapartida (Tascc), em que a empresa, ao invés de pagar pelo excedente de potencial construtivo, realiza obras em benefício à sociedade. A construtora Melnick está responsável pela obra, no valor de R $2,7 milhões, em contrapartida por um empreendimento localizado na avenida Nilo Peçanha.

O representante do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, Paulo Brack elogiou o trabalho de revitalização do viveiro. “O desenvolvimento do trabalho com espécies raras e ameaçadas, como sobragí, aguaí e camboim, marca uma retomada muito importante”, diz ele.

Governo implementará um mudário no local após a revitalização

A finalização da revitalização está prevista para o final de setembro, segundo a expectativa da prefeitura. Após a conclusão da reforma, o governo irá contratar uma empresa para realizar os serviços de arborização no município, como a produção de mudas para o plantio em vias, praças, parques e áreas de preservação permanente e manutenção pós-plantio das árvores por um período médio de cinco anos.