Consignados Irregulares podem causar problemas para bancos? Entenda
Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (16) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), muitas empresas que ofertam crédito consignado apresentaram irregularidades. Além disso, muitos empréstimos foram contratados sem a autorização do cliente. Entenda o que vem acontecendo no mercado de crédito consignado.
Irregularidades na oferta de crédito consignado
A Febraban divulgou que, apenas no mês de março, 21 empresas de crédito consignado tiveram medidas administrativas por irregularidades na oferta de crédito consignado, 11 correspondentes bancários foram advertidos, e 9 tiveram as atividades suspensas definitivamente.
Desde que a autorregulação começou a ser feita em 2020, 38 empresas perderam o direito de oferecer empréstimo consignado e quase 900 sanções foram aplicadas.
O consumidor que pretende contratar crédito consignado pode verificar se a empresa é certificada e está autorizada a oferecer empréstimo pelo site CRCP – Central de Registros de Certificação Profissional (aneps.org.br)
A autorregulação
Sendo uma das modalidades de empréstimo mais populares do país, o crédito consignado sofre constantemente com abordagens irregulares, inclusive a contratação de empréstimo sem a autorização do correntista.
Por isso, a autorregulação foi implantada com o objetivo de aumentar a transparência, melhorar a qualificação dos correspondentes bancários e combater o assédio comercial. Além da avaliação anual dos correspondentes, a iniciativa lançou diversos serviços para a melhora do mercado de empréstimo consignado no país.
Não Perturbe
Um desses serviços oferecidos pela autorregulação é o site Não Perturbe. Nele o consumidor pode efetuar o cadastro na plataforma e proibir o contato de instituições financeiras e correspondentes bancários.
Como bloquear números no NãoMePerturbe
Para efetuar o cadastro no Não Perturbe e bloquear os números indesejados, basta acessar o site Não Me Perturbe (naomeperturbe.com.br) e fornecer os seguintes dados:
- nome;
- CPF;
- endereço de email ou;
- número de telefone da titularidade do consumidor.
O site enviará a validação do cadastro no email fornecido pelo consumidor. Para completar a autenticação, é preciso clicar em “Prosseguir”.
Após o login, o usuário deve clicar no ícone “Novo Bloqueio”. Uma aba será aberta com as empresas disponíveis para bloqueio. O consumidor deve clicar nas empresas que não deseja mais receber ligações. Depois de escolher, um código será enviado via SMS para a validação do bloqueio.
O prazo para a efetivação do bloqueio é de até 30 dias após a solicitação. É importante ressaltar que a empresa não possui aplicativo e não envia emails para os cadastrados no site.