Construção do Beira-Rio: O estádio do Internacional

O estádio do Beira-Rio, oficialmente Estádio José Pinheiro Borda, é um dos ícones do futebol brasileiro e casa do Internacional. Ele reúne inúmeros torcedores e abriga duelos importantes para o Sport Club Internacional.

Por aqui, iremos explorar a história do Beira-Rio desde a sua construção até a sua modernização para a Copa do Mundo 2014. Confira mais informações relevantes sobre o planejamento do gigante às margens do lago Guaíba!

Mas afinal, como foi a construção do Beira-Rio?

A história do Beira-Rio começou em 1956, quando o vereador Ephraim Pinheiro Cabral apresentou uma ousada ideia à Câmara do Rio Grande do Sul, propondo que o terreno fosse doado e utilizado para a construção do estádio.

A fim de financiar a construção do estádio, a diretoria do Internacional lançou uma campanha criativa e inovadora. Por isso, eles apresentaram a “Campanha do Tijolo”, que visava arrecadar fundos para as obras por meio da venda de carnês.

No ano de 1959, a primeira estaca de construção do Beira-Rio foi cravada no chão, o que marcou o início das obras do estádio do Internacional.

Inauguração do Beira-Rio

A inauguração do estádio Beira-Rio aconteceu oficialmente no dia 6 de abril de 1969, após 10 anos de construção. No dia, ocorreu um amistoso entre o Internacional e o Benfica, um dos melhores times da época. Mais de 100 mil pessoas estiveram presentes para prestigiar a inauguração do estádio.

O estádio sediou finais do Campeonato Brasileiro, partidas da Copa Libertadores da América, da Copa Sul-Americana, da Copa do Brasil e até mesmo cinco jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014. Dessa forma, o Beira-Rio provou ser uma arena digna de eventos de grande escala.

Imagem: Portal da Copa / Governo do Brasil / Wikimedia Commons