Consumo de energia elétrica no país foi reduzido em 15% durante jogo do Brasil contra a Coreia do Sul

Segundo um boletim emitido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) após o jogo entre Brasil e Coreia do Sul nesta segunda-feira (5), o consumo de energia no país com a partida foi de 15%. O índice considerou a média de valores obtidos em outros dias no mesmo horário. 

A carga total registrada foi 12.600 MW inferior, o que é acima da carga média dos estados Goiás, Maranhão e Minas Gerais e o Distrito Federal juntos. 

A explicação para esta redução é simples, desde o período que antecede um jogo da Seleção Brasileira somado ao tempo de partida muitas atividades do setor industrial e comercial são interrompidas. No período de intervalo da partida houve um rápido aumento de consumo de energia, apontado em 4%, quase 3 mil MW, equivalente ao estado e Goiás em 8 minutos. A breve elevação se deve pelo retorno rápido da utilização de alguns equipamentos como eletrodomésticos.

Com o final do jogo, o consumo de energia voltou a apresentar uma elevação abrupta, tendo sido registrado um aumento de 11% em apenas 30 minutos.