Contrato assinado para uma nova fábrica de aviões no RS? Saiba mais

A empresa gaúcha Aeromot assinou um contrato com a empresa austríaca Diamond para a implementação de uma fábrica de aviões em Guaíba. A indústria ficará situada no terreno que havia sido destinado à Ford. Na unidade será produzida a aeronave DA62. 

Durante uma reunião realizada em São Paulo, esteve presente o secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico Joel Maraschin, representando o governador Ranolfo Vieira Júnior. 

O CEO da Aeromot, Guilherme Cunha, havia assinado recentemente um protocolo de intenções com o governo do Estado. Outros locais foram apontados na proposta contida no acordo, porém o executivo manteve a ideia de realização dentro do Rio Grande do Sul. 

O investimento para a estrutura será, inicialmente, de R$ 80 milhões, chegando a R$300 milhões. O acordo entre as empresas deve gerar cerca de 1,3 mil vagas de emprego, diretas e indiretas. 

A unidade fará, além dos serviços de montagem e fabricação de peças, pesquisa no meio. 

A Aeromot fornece aeronaves para o setor privado e órgãos públicos, tendo entregue 47 aeronaves nos últimos cinco anos. A expectativa é de que outras 32 unidades, dentre elas aviões e helicópteros, sejam finalizadas nos três anos seguintes. A matriz da empresa gaúcha está localizada em um hangar do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, e sua sede administrativa opera na Avenida Sertório. Outra sede da empresa pode ser encontrada em um hangar no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). 

O processo de distribuição da Diamond Aircraft no Brasil também é de responsabilidade exclusiva da Aeromot, assim como os serviços autorizados.