Corona Vírus no Brasil – Detalhes e dicas de proteção individual

No mundo atual, as pessoas estão super assustadas com o surto do corona vírus, que havia iniciado na china, mas agora passou para a itália, e segue ao redor do mundo. No artigo de hoje, vamos falar tudo sobre ele e como você pode fazer para se proteger do contágio.

Trata-se de  novo vírus que já matou de 100 pessoas na China e já tem infectados em outros países, como nos Estados Unidos, Japão e Europa. Com sintomas parecidos com os da gripe, o vírus é da mesma família que o SARS, que no começo dos anos 2000 causa uma epidemia conhecida como gripe asiática. O coronavírus pertence à família de vírus chamada Coronaviridae, que tem representantes que vão desde um vírus simples de gripe até doenças de maior risco à saúde humana, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, conhecida pela sigla MERS, (vinda de dromedários para humanos) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave, SARS (vinda de felinos para humanos). Essa última doença infectou mais de 8000 pessoas e matou 800 em uma epidemia em 2002.

Corona virus confirmado no brasil

No domingo 23, com a confirmação de 152 casos e três mortes na região norte da Itália, as auto­ridades locais decidiram suspender a folia veneziana. Se era preciso um símbolo para traduzir a travessia da epidemia da Ásia para outros continentes, as fotografias melancólicas do atual inverno no Veneto serviram a esse propósito tristemente didático.

E  o primeiro caso confirmado no brasil, é de uma pessoa que veio de lá.

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália. Esse é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas. Mandetta afirmou que não serão alterados procedimentos nos aeroportos ou bloqueios a países suspeitos, devido ao grande número de conexões nos voos. “Não existe nenhuma tecnologia que possa nos dizer que quem está dentro de um avião possa estar com o vírus ou não”, disse.

“A regra continua sendo: se tem sintomas, não viaje. Viajou? Informe as autoridades quando chega. Passou 14 dias da chegada, se sentir sintomas, procure a rede de saúde da sua cidade.”

Como se proteger do corona?

São várias ações simples mas que podem ajudar bastante:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • utilizar máscaras de proteção(como o oxy breath pro por exemplo) em ambientes como aeroportos e escolas
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

Quais os sintomas do corona vírus?

Pessoas infectadas pelo coronavírus apresentam falta de ar e sintomas de quadro gripal (dores pelo corpo e sensação de fraqueza, febre, tosse e dor de garganta).

Se você sentir algo estranho, procure o serviço de saúde!

Leia mais!

bolsonaro guedes

Bolsonaro confirma vale de R$ 600,00 para trabalhadores informais

Anunciado por Paulo Guedes, o auxílio para trabalhadores informais foi reajustado e confirmado por Jair …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *