Criminoso é detido com grande quantidade de cocaína no Aeroporto do RS

Na última quinta-feira (16), a Polícia Federal prendeu um homem no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por transportar seis quilos de cocaína em sua bagagem. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização rotineira realizada pela equipe da Polícia Federal no aeroporto, que utilizou um cão farejador para detectar a presença da droga.

Após o cão farejador indicar a presença de cocaína na mala, os policiais da unidade da Polícia Federal no Aeroporto Internacional Salgado Filho realizaram uma revista minuciosa na bagagem em questão. Durante a inspeção, foi encontrado um fundo falso na mala, onde estavam escondidos os seis quilos da droga.

O homem de 25 anos, natural de São Borja, foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas. Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à Superintendência da PF em Porto Alegre e permanecerá preso na carceragem. O nome do homem preso não foi divulgado pela Polícia Federal, em respeito ao que determina a Lei de Abuso de Autoridade.

As consequências

O crime de tráfico internacional de drogas é considerado um dos mais graves no âmbito do direito penal. A pena prevista para esse crime pode variar de acordo com diversos fatores, como a quantidade e a natureza da droga, a forma de transporte, a participação de outras pessoas, entre outros.

De acordo com a Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006), a pena para o tráfico internacional de drogas varia de 5 a 15 anos de reclusão, além de multa. Caso o agente seja reincidente, a pena pode ser aumentada em até dois terços.

A apreensão de drogas em aeroportos é uma atividade frequente da Polícia Federal, que possui uma equipe especializada em fiscalizar bagagens e identificar possíveis ilícitos. 

Imagem: Divulgação / Polícia Federal