Crise Instalada no INSS? Mais de 50 mil perícias já foram remarcadas em 2022 devido à greve!

Os servidores e médicos peritos do INSS seguem em greve há mais de um mês em todo o país e cerca de 70% dos profissionais aderiram ao movimento.

Em consequência disso, diversos segurados que aguardam o exame médico pericial foram prejudicados e não conseguiram ser atendidos. O INSS instrui que os mesmos realizem o reagendamento do procedimento.

Somente no Rio de Janeiro, 50 mil perícias foram reagendadas, o que indica um cenário grave ao redor do Brasil. A estatística foi realizada pela Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP).

Greve do INSS

As reivindicações dos servidores do INSS iniciaram no dia 30 de março, e ainda seguem acontecendo em todo país. Devido a isso, não há constância no funcionamento das agências da Previdência e nem na realização das perícias médicas.

A classe solicita um reajuste salarial, revisão de benefício e ajustes no plano de carreira. Além disso, solicitam abertura de concurso público para reposição de pessoal no quadro de funcionários, para suprir a enorme demanda.

Hoje, são mais de 1 milhão de segurados que precisam passar pela perícia para terem acesso ao seu benefício. Muitos deles foram prejudicados pela greve e não conseguiram ser atendidos, necessitando marcar uma nova data.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a média para ser atendido por um médico perito do INSS gira em torno de 66 dias.

Segurado não atendido na perícia deve comprovar presença

A orientação é que o segurado vá à agência no dia agendado, mesmo em meio a greve. Nem todos os servidores aderiram e há chances de atendimento.

Caso a agência esteja fechada, tire uma foto para provar que você compareceu ao local. Caso esteja aberta e lhe negarem atendimento, solicite uma certidão de comparecimento e guarde com você. Feito isso, remarque a perícia através dos canais oficiais do INSS.

Como remarcar a perícia?

O processo de reagendamento pode ser feito através da Central 135, aplicativo ou portal Meu INSS e é bem simples.

Vale lembrar que o instituto irá considerar a primeira data agendada como data de entrada no requerimento do benefício. Desta forma, impactará menos o beneficiário financeiramente.

Remarcando perícia médica pelo Meu INSS:

  1. Acesse o aplicativo ou portal Meu INSS;
  2. Faça o login com sua conta Gov.br;
  3. Na página inicial, vá até a faixa azul “Serviços”;
  4. Clique em “Benefícios” e selecione o seu benefício por incapacidade;
  5. Selecione “Agendar Perícia” e depois vá em “Remarcar Perícia”;
  6. Clique em “Selecionar”;
  7. Informe um número de documento e vá em “Avançar”;
  8. O sistema irá localizar seu agendamento; siga as orientações e remarque o procedimento.

Remarcando perícia médica pela Central 135

  1. Disque 135;
  2. Ao ligar, digite o número do CPF do titular do benefício;
  3. Anote o número do protocolo que será informado;
  4. Disque 0 para falar com a atendente;
  5. Informe ao funcionário o desejo de remarcar a perícia médica;
  6. Anote as orientações.