Cuias de Chimarrão foram modernizadas com o tempo; veja evolução

A bebida mais característica entre o povo gaúcho sem sombra de dúvidas é o chimarrão, herança dos índios guaranis. O material colhido a partir da planta trepadeira moringa origina o porongo, cuia tradicional utilizada exclusivamente para a bebida.

Ao longo do tempo seus tamanhos, formatos e até a matéria-prima variaram. Hoje em dia é comum encontrar consumidores com copos térmicos na mão, os afamados “copos Stanley” que viraram febre nos últimos anos.

“O que importa é o aumento do consumo do chimarrão e de sua cultura. É uma bebida democrática. Não existe chimarrão errado”, defendeu Rejane Rüdiger Pastore, criadora da Escola do Chimarrão ao Correio do Povo.

O projeto que Pastore lidera é referência na preservação e divulgação da bebida como patrimônio da população do Rio Grande do Sul. Nas aulas onde são ensinadas o preparo da bebida, o recipiente utilizado é a tradicional cuia de porongo.

Diferentemente dos copos comuns utilizados no nosso cotidiano, a cuida térmica mantém a bebida quente por mais tempo. No porongo, a ervia esfria mais rapidamente. Além disso, a higienização nele é diferente de deve acontcer com mais cuidado, para que não reste resíduos no interior da cuia.

“O porongo tem uma rusticidade, uma coisa muito nossa. Eu gosto mais do porongo, mas o gosto do chimarrão não muda”, garantiu Pastore ao CP acrescentando que cada recipiente limita os possíveis preparos da erva.

Material utilizado

Ainda se utilizando do formato tradicional do prongo, a cuida de madeira foi incorporada aos costumes locais, assim como a de porcelana, ambas sendo mais pesadas que a original.

As cuias se transformam em verdadeiras obras de arte do artesanato popular, servindo para consumo e coleções. Pingentes metálicos e de aço inoxidável também são agregados às bombas.

Receita perfeita

Se você é novato no preparo, novo morador do Rio Grande do Sul ou apenas um curioso de como se preparar um bom chimarrão, aqui está uma receita de como preparar a bebida perfeita para si ou para a turma de amigos.