Cuidado na hora de escolher seus produtos de Páscoa; veja motivo
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou algumas recomendações de segurança para a compra de produtos em período de Páscoa.
De acordo com o Inmetro, o cliente deve ficar alerta ao peso líquido dos ovos de chocolate e de produtos congelados, como o bacalhau. Ainda é preciso atenção quanto aos brinquedos dentro dos ovos. Confira abaixo recomendações a respeito das compras na Páscoa.
Inmetro faz alerta sobre compras na Páscoa
A primeira recomendação do Inmetro diz respeito aos ovos de chocolate: é essencial que o consumidor confira qual o peso líquido do produto que está comprando. Especificamente, a quantidade de chocolate em gramas.
A informação não pode considerar nem o peso da embalagem nem do brinquedo que pode estar contido dentro do ovo. É preciso se certificar de que se está recebendo exatamente a quantidade correta de chocolate indicado no rótulo. Caso haja alguma dúvida, deve-se entrar em contato através da Ouvidoria do Inmetro pelo número gratuito 0800 285 1818.
Já para os brinquedos dentro do ovo de Páscoa, a embalagem deve conter a frase: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”, e também o selo do Inmetro. Além disso, a faixa etária deve ser informada.
O Inmetro também alerta: para os pais que vão presentar os filhos com ovos de páscoa, a embalagem pode apresentar diversos itens de risco, como arames, sacos plásticos, barbantes, cordões, grampos, entre outros. Por isso, é preciso acompanhar enquanto o produto está sendo aberto e descartar os resíduos apropriadamente.
Por fim, deve-se ficar atento na hora de comprar produtos congelados e pré-embalados, como o bacalhau. O peso líquido não deve considerar o peso da embalagem e nem da camada de gelo que envolve o produto. Caso o alimento seja pesado na hora da compra, o consumidor deve conferir se a balança tem o selo de verificação do Inmetro.