Curiosidades sobre o RS que você provavelmente não conhece

O Rio Grande do Sul é um estado que encanta a todos que o visitam. Sua cultura rica e diversa, sua culinária marcante, suas tradições e seus lugares de tirar o fôlego atraem turistas do mundo inteiro. Porém, há muito mais sobre esse estado do que se pode imaginar.

Com quase 300 mil quilômetros quadrados e quase 500 municípios, o Rio Grande do Sul reserva uma série de mistérios e curiosidades que poucos conhecem. Hoje, apresentamos 5 curiosidades sobre o estado para você se surpreender e descobrir mais sobre suas maravilhas.

A costa do estado é conhecida por ter a maior extensão de praia sem interrupções do mundo

Com seus 224 km de comprimento, a praia do Cassino é um verdadeiro tesouro localizado no município de Rio Grande, na região sul do estado. É uma curiosidade impressionante que certamente merece ser explorada e apreciada pelos amantes de praias e viagens.

O mercado municipal da capital gaúcha já foi vítima de diversas ocorrências de fogo ao longo de sua história

Nos últimos 100 anos, o mercado público localizado nesta região já sofreu com quatro grandes incêndios, que deixaram marcas profundas na história da cidade. Os primeiros foram registrados em 1912 e 1976, seguidos por outro em 1979 e, mais recentemente, em 2013, causando prejuízos significativos para os comerciantes e a comunidade em geral.

É praticamente impossível formular uma frase sem o uso de duas expressões típicas: Bah e Tchê

Essas palavras são tão comuns na fala dos gaúchos que já se tornaram parte da identidade cultural do estado, refletindo a riqueza e a diversidade linguística presentes na região. Essas expressões são empregadas para expressar diversos tipos de emoções, tais como fascínio, perplexidade, surpresa, e várias outras.

A maior lagoa do mundo fica lá

Com uma extensão de aproximadamente 265 quilômetros, a Lagoa dos Patos é um verdadeiro tesouro ecológico, abrigando uma grande diversidade de vida aquática. Com mais de 100 espécies de peixes, moluscos e crustáceos, é um destino imperdível para os amantes da natureza e da beleza cênica. Com uma área comparável a oito vezes o tamanho da cidade de São Paulo, é uma das maiores maravilhas naturais do país.

Fonte: Passeios.org

Imagem: Reprodução / Estado do Rio Grande do Sul