Denarc faz alerta importante para moradores do RS
O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil alerta os moradores do Rio Grande do Sul sobre a grande probabilidade da chegada do fentanil, componente utilizado em drogas, no estado, segundo o Correio do Povo.
“As autoridades precisam ficar atentas à entrada, produção e ao controle do uso do fentanil no RS para evitarmos o grave problema enfrentado em regiões da América do Norte”, afirmou o delegado Carlos Wendt, diretor-geral do Denarc. “A droga, além de ser consumida de forma direta, também pode ser misturada a outras drogas, até mesmo para ludibriar os usuários em relação à natureza da substância que estão consumindo”, disse, de acordo com o portal.
De acordo com Wendt, o fentanil é um analgésico opióide que age sobre o sistema nervoso central. “É normalmente prescrito para dores moderadas a severas. Começa a agir no corpo humano de forma rápida”, disse. “É considerada uma droga sintética, pois tem como precursores substâncias produzidas em laboratórios. A droga foi desenvolvida em 1960 e, por volta de 1970, teria sido utilizada de forma ilícita”, completou.
“Hoje, os Estados Unidos enfrentam um sério problema de saúde pública relacionado ao uso da substância, constatando dezenas de milhares de mortes por ano, em decorrência do seu uso indevido”, destacou. “A substância é altamente viciante. Para se ter uma ideia, uma dose de fentanil é 100 vezes superior a uma dose de morfina”, comparou o diretor-geral do Denarc.
No ano passado, cerca de 70 mil estadunidenses morreram devido a overdose de fentanil, que passou a ser misturada com a heroína.
Polícia Civil apreende 96 kg de crack no RS, e informação do Denarc surpreende a população
A fentanil não é a única droga que pode afetar o Rio Grande do Sul.
No último sábado (1), a Polícia Civil apreendeu 96 kg de crack em uma fazenda em Araricá, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), essa é a maior quantidade de crack apreendida durante uma operação na história do RS.
Além do crack, foram encontrados 94 kg de cocaína e 66 kg de maconha.