Descanse em paz! Empresa do RS teve fim trágico que abalou o Brasil

Uma importante empresa do Rio Grande do Sul, de reconhecimento internacional, sofreu um fim trágico que impactou todo o país. Em julho de 2006, a mais antiga companhia aérea do Brasil, a Viação Aérea Rio-Grandense, mais conhecida como Varig, faliu após uma extensa crise financeira que durava desde o final da década de 1990.

A companhia foi vendida em leilão no dia 20 de julho. Uma semana depois, mais de 5 mil funcionários foram demitidos dos seus postos de trabalho em apenas um dia. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Empresa gaúcha foi a primeira companhia aérea do Brasil

A Varig foi fundada em 1927 no município de Porto Alegre pelo alemão Otto Ernst Meyer. Décadas depois, entre 1960 e 1980, a empresa se tornou uma das maiores companhias aéreas privadas do mundo, operando até rotas internacionais para países da Europa, Ásia e África.

Em entrevista para o portal GZH, especialistas apontaram que a empresa começou a entrar em declínio na década de 1980. A Varig foi impactada por diversos fatores, como a hiperinflação e as mudanças na política econômica do Brasil no período pós-ditadura militar.

Além disso, a chegada de outras empresas internacionais do mesmo ramo, como a American Airlines e a Continental, também gerou uma concorrência desleal. A crise chegou em um limite em 2003, com o acúmulo de dívidas, alta dos custos de operação e dos gastos. Em 2005, a companhia fez um pedido de recuperação judicial.

Até julho de 2006, a Varig tentou escapar da falência. O plano de recuperação dividiu a companhia em duas operações diferentes: uma nova Varig, livre de dívidas, e outra, chamada “velha Varig”, com todos os débitos até então. O novo empreendimento foi vendido por R$ 52,3 milhões à Volo do Brasil.

Mesmo assim, não foi o suficiente. Uma semana após o leilão, 5,5 mil funcionários da empresa foram demitidos. Nos meses seguintes, um desentendimento entre os sócios da Volo acabou resultando em mais problemas para a marca. Em 28 de março de 2007, a Varig chegou ao seu fim definitivo ao ser vendida para a Gol por US$ 320 milhões.

Imagem: Reprodução / Pixabay