Descubra as 10 igrejas mais deslumbrantes do RS

Para elaboração dessa lista foi considerada a beleza arquitetônica, a imponência e grandiosidade das igrejas ou catedrais.

Imigrantes italianos e alemães trouxeram consigo a arquitetura de suas terras nativas e instalaram templos belíssimos pelas cidades do Estado.

Catedral São João Batista – Santa Cruz do Sul

Considerada a mais bela igreja do Rio Grande do Sul, é a maior do estilo arquitetônico neogótico, que aconteceu tardiamente na América Latina. Sua torre possui 82 metros de altura.

Foi inaugurada em 1939, após ter suas obras iniciadas em 1928. Até sua finalização foram 49 anos sob reformas.

Igreja Matriz São Sebastião Mártir – Venâncio Aires

Projetada pelo arquiteto alemão Simão Gramlich, homenageia o padroeiro do município e foi finalizada em 1929. Sua torres foram erguidas em 1952 com 65 metros de altura.

Catedral de Pedra de Canela – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Revestida da pedra basalto, possui localização central na ciade e uma torre de 65 metros de altura. Com seus jardins, ocupa uma quadra inteira e possui um carrilhão de doze sinos de bronze.

O portal Terra elegeu a catedral, em 2010, uma das sete maravilhas do Brasil.

Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Iniciada em 1921, só foi concluída em 1972. Com uma cúpula de 18 metros de diâmetro e 75 metros de altura, ocupa uma das principais posições dentre as maiores do mundo.

Seus paineis de mosaicos foram fabricados em oficinas no Vaticano.

Catedral Algelopolitana – Santo Ângelo

Construída entre 1929 e 1971, em homenagem ao Santo Anjo da Guarda, é a principal atração turística da cidade. De estilo revivalista, rememora o templo da redução de São Miguel Arcanjo.

Datada de 1740, seu interior abriga uma imagem em madeira de Cristo morto, em tamanho aproximado às medidas reais.

Catedral Nossa Senhora da Conceição – Cachoeira do Sul

Inaugurada em 1799, sua última reforma significativa após diversas modificações foi em 1963. Junto a ela, a Praça da Matriz e o Château d’Eau formam um belíssimo conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN.

Catedral Nossa Senhora da Oliveira – Vacaria

Simbolizando todo o município, o projeto de 1912 da catedral tem semelhanças à Catedral de Notre Drame, de estilo neogótico com lindos vitrais em seu interior.

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio – Paim Filho

Seus quase mil metros quadrados são externamente quase que feitos apenas de tijolos. Suas duas fachadas foram erguidas no estilo gótico.

Igreja Matriz de Cristo Rei – Bento Gonçalves

As partes baixas foram inauguradas em 1954, mas suas torres só ficaram concluídas em 1978. Gótico moderno é seu estilo e possui vão interno de 40 metros com trÊs altares.

Dispõe de academia ao ar livre e espaço de lazer infantil.

Catedral Santo Antônio – Frederico Westphalen

Após nove anos de construção, em 1959 estavam erguidos seus 56 metros de altura, 53 metros de comprimento e 33 metros de largura sem ferro e nem cimento.

Otavio Guidin esculpiu as imagens do Cristo Rei e de Santo Antônio localizadas no topo da catedral.