Desertos da América do Sul possuem paisagens fascinantes; confira

Os desertos da América do Sul são destinos turísticos que oferecem paisagens impressionantes e únicas no mundo. Com suas vastas áreas de areia, rochas e montanhas, os desertos sul-americanos atraem visitantes em busca de aventura, contemplação e desafios. Além disso, essas regiões possuem uma flora e fauna singular, adaptada às condições extremas do ambiente, proporcionando uma experiência única para os viajantes que se aventuram por lá.

Hoje, nós apresentaremos alguns dos desertos mais fascinantes da América do Sul e suas características únicas.

Chile e o Deserto do Atacama

Localizado no norte do Chile e estendendo-se até a fronteira com o Peru, o deserto de Atacama é reconhecido como o deserto mais seco e mais alto do mundo. Com uma altitude que chega a 4.000 metros, as correntes do oceano Pacífico são incapazes de atravessá-lo, resultando em chuvas raras e temperaturas extremas, variando de 0°C durante a noite a 40°C durante o dia.

Além disso, a pequena cidade de São Pedro de Atacama, com pouco mais de 3.000 habitantes, é frequentemente utilizada como ponto de partida para os viajantes explorarem a região.

Imagem: Reprodução / visiteatacama.com

Bolívia e o Deserto de Sal

Localizado nos Andes bolivianos, o Salar de Uyuni é um dos destinos turísticos mais incríveis da América do Sul. É a maior planície de sal do mundo, com uma área de cerca de 11.000 km². A paisagem desértica é formada pelo legado de um antigo lago pré-histórico que secou, deixando para trás uma incrível camada de sal branco e claro. Além disso, o Salar de Uyuni é tão grande que pode ser visto do espaço, sendo o único ponto de luz visível na Terra para astronautas em órbita.

Imagem: Bernhard Huber para Flickr (CC)

Peru e o Deserto de Ica e Nazca

O deserto costeiro do Peru é uma região notável por sua extrema aridez, rivalizando com o Atacama chileno como um dos lugares mais secos do planeta. Sua paisagem árida e desolada, com exceção da faixa de vegetação ao longo do rio Ica e o oásis de Huacachina, lembra o planeta Marte. Mas é também o lar de um dos maiores mistérios da arqueologia, as famosas linhas e geoglifos de Nazca. Essas gigantescas figuras geométricas e espirais, que formam desenhos intricados, foram criadas entre 500 a.C. e 500 d.C. pelo povo Nazca, e sua finalidade ainda é objeto de intensa especulação e debate.

Imagem: Reprodução / peru.travel.com

Norte da Argentina e Salar de Jujuy

As Salinas Grandes são um dos tesouros da região noroeste da Argentina, localizadas na província de Jujuy e fazendo fronteira com outras três províncias. Essa vasta extensão de sal tem origem semelhante ao Salar de Uyuni, tendo sido um enorme lago de água salgada há milhões de anos. Com cerca de 525 mil km² de extensão, é o terceiro maior deserto de sal do mundo e oferece paisagens incríveis para os visitantes que vão lá.

Imagem: Reprodução / Darío Herrera

Brasil e os Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses, localizados na costa atlântica norte do Brasil, formam o maior campo de dunas da América do Sul, com uma área de aproximadamente 1.500 km², quase equivalente à da cidade de São Paulo. O parque é composto por rios, manguezais, lagoas permanentes e, principalmente, dunas de areia livre que, em dias de vento forte, podem se deslocar até 10 centímetros. Embora a maior parte da área seja protegida e de acesso restrito, os visitantes têm a oportunidade de explorar uma pequena parte desse impressionante cenário natural.

Imagem: Reprodução / Governo do Maranhão

Fonte: Istoé

Imagem: Wire Stock / freepik.com