Detran divulga lista de condutores que podem perder a CNH

O Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) convocou, nesta segunda-feira (28), condutores que receberam a penalidade de cassação, cancelamento ou suspensão da CNH para apresentarem sua defesa. 

A relação de nomes foi publicada no Diário Oficial do estado de MS, e contém mais de trezentas páginas com algumas informações sobre os processos. A maior parte deles tem como motivo dirigir em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%, e todas foram aplicadas nas rodovias do estado.

O Detran-MS estipulou o prazo de 30 dias, contados a partir da publicação do edital, para apresentação da defesa escrita. Esta deve ser protocolada em qualquer agência do Detran-MS.

O que preciso?

Após verificar na relação se o seu nome está contido na lista, o condutor que precisar prestar contas com o Detran de Mato Grosso do Sul deverá informar:

  • Número do processo (está contido na publicação);
  • Nome do órgão de registro da habilitação a que se dirige;
  • Identificação do infrator (CNH, RG, CPF e comprovante de residência);
  • Exposição dos fatos, fundamentação legal do pedido e documentos que comprovem a alegação;
  • Data e assinatura do requerente ou seu procurador legalmente habilitado, mediante apresentação de procuração, na forma da lei.

A publicação com a relação de nomes e todos os detalhes pode ser acessada clicando aqui.

Infrações mais cometidas 

Velocidade superior à máxima permitida

A infração mais recorrente cometida pelos motoristas no documento publicado pelo estado de MS é a de transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local em mais de 50%. Esse tipo de infração se configura como gravíssima.

Dentre as consequências ao condutor que comete esse tipo de infração, estão: os 7 pontos na carteira, uma multa agravada em 3x (R$880,41) e a medida administrativa de suspensão do direito de dirigir por tempo determinado pela autoridade de trânsito.