Detran-RS emite importante comunicado para motoristas
Essa matéria é para você que dirige e também é adepto a tecnologia. Com o uso da carteira digital, muitos motoristas não usam mais a impressa. Isso no entanto, vai mudar no Rio Grande do Sul, onde irão ser encaminhadas para fragmentação se não forem retiradas.
O comunicado foi feito pelo Detran do estado, órgão que organiza e é responsável pelo transito em boa parte do território nacional. No informativo, diz que a partir de agora, os condutores terão o prazo de 180 dias para retirar suas carteiras de habilitação impressas.
Caso isso não aconteça, o condutor terá de pagar uma multa de R$ 70,20 e solicitar uma segunda via do documento. A ação tem a intenção de esvaziar o estoque do Detran que hoje conta com carteiras de aproximadamente 357 mil motoristas.
Motoristas devem ficar atentos
É importante que os motoristas fiquem atentos pois apesar da comodidade do digital é importante ter a CNH impressa para alguns compromissos e nesse caso, até mesmo para não levar multa. Além do valor pago ao estado pela multa, terá de pagar também pela segunda via.
O pedido da segunda via também pode ser feito online, porém, é necessário fazer o cadastro no gov.br. Para evitar todas as burocracias, fica mais fácil aos moradores irem aos locais indicados pelo órgão para fazer a retirado do documento.
São necessários também para a emissão da segunda via a cópia do CPF ou comprovante de inscrição no CPF e comprovante de residência. Informe-se, fique atento as datas e evite novas preocupações para o futuro, tanto de tempo quanto financeiro.