Dia do Chimarrão: Data comemorativa da bebida mais amada do Sul é celebrada na próxima semana
Na próxima segunda-feira (24), será comemorado o Dia do Chimarrão, bebida popular entre os gaúchos. Na mesma data, também é comemorado o Dia do Churrasco. Por esse motivo, pela primeira vez, Venâncio Aires, capital do Chimarrão, e Lagoa Vermelha, capital do churrasco, irão comemorar juntas.
De acordo com o g1, em um desafio lançado pelo Jornal do Almoço, da RBS TV, será montada em frente a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires, a estrutura da Escola do Chimarrão. Além disso, o evento contará com a presença de churrasqueiros do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha e com apresentações culturais.
Chimarrão: uma deliciosa bebida que apresenta diversos benefícios
O chimarrão é uma bebida da erva-mate, planta nativa da América do Sul, e pode ser misturado com variados tipos de chá, como o verde e o de hortelã, por exemplo.
Além de ser delicioso, o chimarrão é uma bebida que apresenta diversos benefícios à saúde. Isso porque, ela é fonte de nutrientes como vitamina B1, B6, C, D, E e minerais como ferro, fósforo potássio e manganês. De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, o chimarrão também pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).
De acordo com Sorella Mendes, psicoterapeuta e idealizadora do programa de emagrecimento Mente Magra. “Diversas pesquisas comprovam que o emagrecimento está totalmente ligado ao fator emocional. E pela experiência que já tive com mais de mil mulheres, tomar chimarrão é uma prática que pode ajudar no processo ao promover a sensação de prazer e controlar a ansiedade”.
Origem do chimarrão
O chimarrão, a tradicional bebida do Sul do país, inicialmente era consumida por índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e depois entre os padres jesuítas, no tempo das Reduções.