Dicas para curtir o Carnaval sem prejudicar a sua saúde

O Carnaval terá início na próxima sexta-feira (17), com ele, virão diversas festas, como os famosos bloquinhos de rua, por exemplo.

O Carnaval é uma época festiva, mas que pode causar problemas à saúde.

A seguir, confira 10 dicas do site lauracausginecologia.

10 dicas para não prejudicar sua saúde no Carnaval

1. Usar preservativo durante todas as relações sexuais

Usar as famosas camisinhas durante as relações íntimas evita gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, herpes, sífilis e HPV.

2. Evitar beijar na boca de pessoas desconhecidas

Muitas pessoas beijam desconhecidos durante o Carnaval, porém, não é uma prática recomendada. O beijo pode transmitir doenças como herpes labial, candidíase, mononucleose, cárie e gengivite.

3. Beber bastante água

O clima costuma ser quente durante o Carnaval, por isso, é importante beber água constantemente, a fim de evitar desidratação e mal estar.

4. Evitar ficar exposto diretamente ao sol
O excesso de sol causa desidratação, queimaduras na pele e piora os sintomas da ressaca. 

5. Usar protetor solar 

Durante os bloquinhos de Carnaval, as pessoas ficam a maior parte do tempo expostas ao sol, por isso, é importante reaplicar o protetor solar a cada 3 horas e passar protetores labiais.

6. Comer de 3 em 3 horas
Se alimentar a cada 3 horas ajuda a manter a energia do corpo e repõe vitaminas e minerais que são gastos. Coma frutas, proteínas, vegetais e beba muita água ou sucos naturais.

7. Usar roupas leves e sapatos confortáveis
Use roupas leves e sapatos confortáveis para se sentir bem consigo mesmo, evitar sentir muito calor e a formação de feridas no pé.

8. Não exagerar nos comprimidos e bebidas energéticas
Os comprimidos e bebidas energéticas são ricos em cafeína, substância que pode causar insônia e atrapalhar o descanso do corpo para enfrentar um novo dia de festa.

Além disso, bebidas energéticas causam aceleração nos batimentos cardíacos, o que pode fazer com que a pessoa se sinta ansiosa.

9. Estar com as vacinas em dia
Manter as vacinas em dia é importante, porque durante o Carnaval é comum que ocorram acidentes com garrafas de vidro ou objetos de metal quebrados na rua, que são fontes da bactéria do tétano. 

10. Dormir bem
O descanso deve ser de pelo menos 7h ou 8h por dia, para repor as energias e evitar o cansaço e a irritação antes das festas.