Diversos bairros de Porto Alegre ficaram sem água por conta deste motivo; Guaíba corre perigo?

Diversos bairros na cidade de Porto Alegre reportaram falta de água e o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) se pronunciou. Segundo o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, o problema é resultado de alto índice de turbidez e dificuldades no tratamento na estação Belém Novo.

O aumento do índice de turbidez, que chega a 275% em relação ao valor anterior, gerou dificuldades para o Dmae e falta de água para a população. Confira mais detalhes abaixo.

O que é a turbidez e por que ela está causando falta de água em Porto Alegre?

A turbidez é a condição que mede a quantidade de partículas na água, baseado na dificuldade que a luz tem de passar pelo líquido. Com alta turbidez, se perde a transparência, diminuindo assim sua qualidade. O índice aceitável de turbidez, para o Dmae, é de 20 a 35 NTUs (Unidades Nefelométrica de Turbidez). Os níveis encontrados na estação de tratamento de Belém Novo, no momento, estão em 96 UNTs, muito mais alto do que o padrão.

Os bairros afetados pela falta até o momento são Lageado, São Caetano, Ponta Grossa, Belém Novo, Ipanema, Hípica, Aberta dos Morros, Extrema, Pitinga, Boa Vista do Sul, Lami, Restinga, Campo Novo, Chapéu do Sol e Lomba do Pinheiro.

Sobre o problema, o diretor-geral afirma: “Quando se trata de água, contamos com a condição da natureza. Seguimos monitorando as condições do lago e contamos com o apoio da população para economizar neste período excepcional de estiagem e turbidez”.