Documentário retrata drama da população de rua de Porto Alegre;

A ONG Centro Social da Rua realizou, nesse domingo (28), a pré-estreia do documentário “Cidadãos da Rua: Eles têm voz”. 

Na data em que é celebrado o Dia do Voluntariado, a produção dirigida por Tatiana Sager trouxe a trajetória de cinco pessoas em situação de rua em Porto Alegre. A trama conta a história de um idoso, uma transexual, um jovem, um homem e uma mulher. 

Renato Dornelles é o responsável pelo roteiro e Gabriela Paschoal pela montagem. 

Inspirado em uma pesquisa realizada pela organização não governamental em dezembro de 2020, o projeto ouviu mais de 800 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. A ação garantiu um panorama mais atual do cenário. 

O projeto teve como objetivo dar voz para uma realidade pouco mostrada, a dos brasileiros que querem sair das ruas mas que sozinhos não têm condições. 

O documentário também traz depoimentos de pessoas que estiveram nesta situação, falando sobre como conseguiram superar as dificuldades. 

Segundo a coordenadora geral da Centro Social da Rua, Letícia Andrade, o longa deve reforçar a importância de falar sobre a população de rua brasileira. “Essas pessoas precisam ter voz ativa na sociedade, principalmente para falarmos sobre temas necessários como o direito à moradia, fome, trabalho, violência e drogas. Queremos evidenciar os maiores problemas da rua com a voz de quem vive nela”, comentou. 

Nesse domingo, a sessão foi fechada para os convidados da ong, dentre estes a população de rua, trabalhadores da assistência social, imprensa e voluntários estiveram ocupando as fileiras da pré-estreia. 

Exibição do documentário grátis em Porto Alegre

Outras cinco exibições serão feitas online e de forma gratuita através do canal do filme no YouTube para público em geral. As exibições serão realizadas nos dias 31 de agosto e 3, 6, 10 e 13 de setembro. 

Ao fim de cada exibição, um tema presente do documentário será debatido ao vivo com autoridades e profissionais da área jurídica, saúde e assistência.