Dólar comercial opera a 5 reais, veja as causas

Dólar cai há várias semanas e se aproxima da casa dos R $4,00. Dentre os fatores que contribuíram para a queda, um deles é a alta dos juros no país, que já chega a 10%. Hoje, a moeda americana opera em R $5,05.

A alta dos juros, a expectativa de alta gradual do juro nos EUA, o enfraquecimento da pauta política com impacto fiscal e o menor receio do mercado com as eleições estão entre as causas da queda do dólar no país.

Causas da queda do dólar

A taxa básica de juros, a Selic, a 10,75% – uma das mais altas do mundo – garante um bom retorno financeiro aos investidores de títulos de renda fixa do país do que em outros países. Com isso,  um maior fluxo de dinheiro externo circulando no mercado brasileiro ajuda a derrubar o dólar. 

Além disso, com a alta da inflação nos EUA, o Fed prevê uma alta na taxa básica de juros. Devido a persistência da alta na inflação, o maior patamar em 40 anos, o país está preocupado com a alta de preço dos produtos e serviços e pretende subir gradualmente a taxa de juros que, durante a pandemia, chegou a zero.

Ainda mais, o enfraquecimento da pauta política com impacto fiscal também é um fator que contribui para a queda do dólar no Brasil. A PEC de corte de gastos dos combustíveis, por exemplo, praticamente saiu da agenda do Governo Federal.

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em entrevista a Miriam Leitão, o investidor não teme mais uma troca de governo nas próximas eleições.

Tudo isso tem contribuído para a sequência de queda no valor do dólar no Brasil ao longo das últimas semanas. 

É importante ressaltar que a guerra na Ucrânia é também um fator para a queda da moeda americana. O Brasil tem sido visto como um refúgio geopolítico pelos investidores estrangeiro que aplicam em mercados emergentes.