Dor de cabeça? Onda de calor excessivo pode provocar mortes
Nas últimas semanas, a maior parte do estados do Brasil têm sofrido com ondas de calor excessivo, que podem causar mal estar na população. Recentemente, o RS entrou para a lista dos lugares que estão mais quentes no mundo.
O verão traz diversos benefícios para o corpo humano, como vitamina D, melhora no humor e controle da pressão arterial, por exemplo. Entretanto, tudo que é em excesso pode ser perigoso, principalmente o calor.
Segundo especialistas, altas temperaturas corporais causadas pelo calor, podem levar o indivíduo a morte.
Excesso de calor pode provocar mortes
O excesso de calor pode ser tão perigoso quanto a febre. Isso porque, cientistas explicam que a partir do momento em que o corpo humano ultrapassa os 40°C, o hipotálamo, região do encéfalo que controla a temperatura corporal, pode ser afetado, o que impede o processo de liberação de calor por meio do suor. A partir disso, o corpo pode sofrer um golpe de calor, que pode causar a morte.
Além da temperatura, o hipotálamo controla diferentes funções internas do organismo. Ou seja, quando essa região é afetada, pode haver alterações no equilíbrio, sono, atenção e apetite, fazendo com que os indivíduos se sintam apáticos, cansados, irritados e até confusos.
Dicas de como diminuir a temperatura corporal no calor
Apesar de ser perigosa, a temperatura corporal elevada pode ser diminuída por meio de ações simples, tais como:
Beba água
A água é essencial para manter a temperatura corporal. Além disso, ela evita desidratação e insolação.
A água gelada pode ser ótima para aliviar o calor e secura da boca.
Use roupas leves
Opte por roupas leves, como regatas, shorts e chinelos. Isso impede que a temperatura do seu corpo suba excessivamente e evita que você passe tanto calor.
Tome banhos gelados
Banhos gelados são ótimos para refrescar em um dia quente. Além disso, eles também são responsáveis por diminuir a temperatura do corpo.