É possível abrir conta bancária para crianças? Saiba como funciona

De acordo com o Banco Central, menores de 16 anos podem sim ter suas próprias contas bancárias, desde que possuam o consentimento dos pais ou responsáveis.

A medida pode ser útil para pais que buscam ensinar educação financeira para crianças e facilitar os pagamentos do dia-a-dia. Para criar a conta, serão necessários documentos básicos, como RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência, mas o processo faria dependendo do banco.

Como funciona a conta bancária para crianças?

Na conta bancária para menores de idade, os pais têm acesso á funcionalidades de segurança para determinar certos aspectos da conta do filho, como, por exemplo, o valor máximo que pode ser usado, ou então permitir apenas o uso do cartão de débito. Outras funcionalidades incluem pagamento por QR code, Pix e poupança, que variam de aplicativo a aplicativo.

A conta pode ser usada então para pagamentos de mesada de uma forma prática e segura, pagamento de pensão alimentícia e também para poupança ou reservas. Em todos os casos, a funcionalidade pode ajudar a ensinar desde cedo as crianças a administrarem o próprio dinheiro, e também como navegar as diferentes formas de pagamento no ambiente digital.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 50% dos brasileiros não realizam controle do próprio orçamento. A pesquisa também aponta que em 2022, o país alcançou um marco de inadimplência, chegando a um total de 64,87 milhões de pessoas endividadas, aproximadamente 40% da população adulta do país.