É possível usar o dinheiro do FGTS para comprar carros?

A liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é restrita para a aquisição de um bem móvel. Por isso, não é possível usar o dinheiro do fundo para a aquisição de carro, moto ou caminhão.

Porém, a possibilidade de usar o dinheiro do FGTS para comprar um automóvel está disponível para quem opta pelo saque-aniversário. A Caixa Econômica Federal disponibiliza essa possibilidade de empréstimos que usa o FGTS de contas ativas e inativas.

A opção pelo saque-aniversário permite utilizar o FGTS para comprar carros

O saque-aniversário está em vigor desde 2019 e dá ao trabalhador de carteira assinada a oportunidade de ter acesso ao valor do FGTS sem ter que esperar a aposentadoria ou uma eventual demissão. Todo trabalhador que tem saldo do FGTS e aposentados que tenham esse recurso, podem fazer o saque-aniversário. 

Para quem opta pelo vale, é permitido sacar todo ano no mês do aniversário do trabalhador uma parcela do FGTS. A taxa de juros cobrada pelo banco é de 1,49% ao mês, mais IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e outros encargos.

Entretanto, quem opta por essa modalidade, perde o direito de sacar o saldo do FGTS no caso de uma demissão sem justa causa, mas continua recebendo a multa rescisória de 40%, férias proporcionais e etc.