Eclipse solar em 14 de outubro poderá ser visto de cidades do RS? Saiba mais

Um eclipse solar anular poderá ser visto no Brasil no dia 14 de outubro, neste sábado. Esse fenômeno é um dos mais esperados do ano, uma vez que os habitantes das capitais poderão observar com maior nitidez a formação do “anel de fogo”.

Para isso, as cidades mais contempladas são dos Estados do Norte e do Nordeste brasileiro. Contudo, isso não quer dizer que o fenômeno não poderá ser visto nos Estados do Sudeste e Sul.

Natal, no Rio Grande do Norte, conta com a maior porcentagem de cobertura do sol, enquanto João Pessoa, na Paraíba, e Manaus, no Amazonas, fecham o pódio das três cidades com melhores visualizações do fenômeno.

Porcentagem de visualização em outras cidades

Outras cidades com a porcentagem de visualização do fenômeno acima de 80% são: Teresina, no Piauí; Recife, em Pernambuco; Fortaleza, no Ceará; Maceió, em Alagoas; e Palmas, no Tocantins.

Por outro lado, as capitais dos estados do Sul do Brasil contam com a porcentagem de visualização do fenômeno bem baixas, em comparação com as cidades do topo da lista: Curitiba, com 31,05%; Florianópolis, com 24,63%; e Porto Alegre, com 17,60%.

Mas afinal, quando começa o eclipse solar no Brasil?

De acordo com o portal Time and Date, o começo do eclipse solar irá ocorrer às 14h05min, no horário de Brasília.

Contudo, a fase lunar começa às 15h52min e termina às 16h48min, durando cerca de 55 minutos. O encerramento do fenômeno astronômico está previsto para às 17h55min, no horário de Brasília.

Vale lembrar que, por causa da distância maior em relação ao nosso planeta, o satélite não cobrirá por completo o Sol, deixando-o com a aparência de um “anel de fogo”.

Foto: REUTERS/Christopher Pike