Um eclipse solar anular poderá ser visto no Brasil no dia 14 de outubro, neste sábado. Esse fenômeno é um dos mais esperados do ano, uma vez que os habitantes das capitais poderão observar com maior nitidez a formação do “anel de fogo”.
Para isso, as cidades mais contempladas são dos Estados do Norte e do Nordeste brasileiro. Contudo, isso não quer dizer que o fenômeno não poderá ser visto nos Estados do Sudeste e Sul.
Natal, no Rio Grande do Norte, conta com a maior porcentagem de cobertura do sol, enquanto João Pessoa, na Paraíba, e Manaus, no Amazonas, fecham o pódio das três cidades com melhores visualizações do fenômeno.
Porcentagem de visualização em outras cidades
Outras cidades com a porcentagem de visualização do fenômeno acima de 80% são: Teresina, no Piauí; Recife, em Pernambuco; Fortaleza, no Ceará; Maceió, em Alagoas; e Palmas, no Tocantins.
Por outro lado, as capitais dos estados do Sul do Brasil contam com a porcentagem de visualização do fenômeno bem baixas, em comparação com as cidades do topo da lista: Curitiba, com 31,05%; Florianópolis, com 24,63%; e Porto Alegre, com 17,60%.
Mas afinal, quando começa o eclipse solar no Brasil?
De acordo com o portal Time and Date, o começo do eclipse solar irá ocorrer às 14h05min, no horário de Brasília.
Contudo, a fase lunar começa às 15h52min e termina às 16h48min, durando cerca de 55 minutos. O encerramento do fenômeno astronômico está previsto para às 17h55min, no horário de Brasília.
Vale lembrar que, por causa da distância maior em relação ao nosso planeta, o satélite não cobrirá por completo o Sol, deixando-o com a aparência de um “anel de fogo”.
Foto: REUTERS/Christopher Pike