Eclipse solar extremamente raro irá ocorrer em abril
Estamos nos aproximando da ocorrência de um fenômeno celeste quase único: o eclipse solar híbrido. Este evento ocorre muito raramente em um século, havendo apenas sete registros no século XXI. Em menos de um mês, em 20 de abril, regiões do Sudeste Asiático, Austrália, Pacífico, Oceano Índico e Antártida poderão observar este extraordinário evento.
Mas além de raro, o que há mais para saber?
Apenas alguns segundos de espetáculo
Enquanto um eclipse solar típico pode durar várias horas, a fase total dos eclipses solares híbridos é incrivelmente curta – variando de apenas alguns segundos a pouco mais de um minuto. O eclipse híbrido que ocorrerá em abril de 2023 não será exceção, com duração de cerca de 60-75 segundos no noroeste da Austrália, Timor Leste e Indonésia.
A maior parte da zona de totalidade estará localizada em áreas oceânicas, tornando a visualização do evento em sua totalidade um verdadeiro desafio que pode exigir barcos e áreas elevadas para observação privilegiada.
A peculiaridade dos eclipses híbridos
Os eclipses híbridos são eventos raros que apresentam uma peculiaridade em relação aos demais eclipses solares. Eles começam e terminam como um eclipse anular, que passa por uma fase intermediária de totalidade. Durante a fase anular, a Lua está tão distante da Terra que cobre apenas parcialmente o disco solar, deixando uma borda brilhante ao redor.
À medida que o eclipse progride, a Lua se move em direção à Terra, até que ela esteja em um ponto onde pode cobrir completamente o Sol, transformando o eclipse anular em um eclipse solar total. Depois, a Lua se afasta novamente e o eclipse volta à fase anular antes de terminar.
Além disso, a zona de totalidade dos eclipses híbridos é geralmente pequena e limitada a uma faixa estreita da superfície terrestre. Durante o eclipse solar total, a Lua está mais próxima da Terra (no perigeu), o que torna a sombra projetada na superfície mais ampla.
Após a realização do eclipse no dia 20 de abril, existem apenas mais quatro oportunidades para testemunhar esse evento no século XXI. O próximo eclipse solar híbrido não acontecerá até 14 de novembro de 2031, seguido por outras três ocorrências em 2049, 2050 e 2067.
Imagem: Wirestock / freepik.com