Eleições de domingo resultam em mais de 9,5 toneladas de lixo nas ruas de Porto Alegre

As Eleições 2022, realizadas neste domingo (2), resultaram no recolhimento de cerca de 9,5 toneladas de lixo. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) precisou mobilizar 360 profissionais desde às 17 horas do encerramento da votação para recolher materiais como santinhos. 

Segundo o DMLU, o material recolhido superou as cerca de seis toneladas retiradas das ruas após a votação de 2018. Conforme o departamento, também aumentaram a quantidade de autos de infração por descarte ilegal de 101 para 200 registros. 

Conforme um gari da equipe que participou da operação, a quantidade de lixo observada foi menor com relação a outras eleições, porém o serviço pode levar dias para ser concluído. 

Bases de concreto são deixadas nas ruas de Porto Alegre

Mas santinhos com número e nomes de candidatos não foram os únicos materiais que ficaram nos locais de votação durante o período eleitoral. Bases de concreto utilizadas para a colocação de banners políticos nas últimas semanas não foram retiradas dos locais. Já os cartazes políticos precisaram ser recolhidos até as 23 horas do sábado (1º), conforme disposto na lei eleitoral. 

Sobre as peças de concreto deixadas nos locais em que haviam sido colocados os banners ainda não é possível identificar a quem pertence os objetos. A Prefeitura de Porto Alegre reforçou que o não recolhimento dos materiais é caracterizado como descarte ilegal. 

O DMLU ainda não efetuou o recolhimento dos itens de concreto para priorizar o recolhimento de santinhos.