Embaixadores de Porto Alegre se reúnem para discutir o comércio internacional

O Encontro de Embaixadores aconteceu na última quinta-feira (30), em Porto Alegre, na Federasul, reuniu representantes da China, Estados Unidos, Israel, Argentina, Uruguai, Paraguai e Alemanha para discutir os desafios nas relações comerciais diante aos impactos da pandemia e da guerra na Ucrânia.

Como superar os obstáculos para os próximos anos

Durante o evento, os países apresentaram soluções para aprofundar os laços comerciais com o Brasil, especialmente com o Rio Grande do Sul. Conforme os embaixadores e cônsules, o maior desafio global  para os próximos anos será a questão energética e alimentar. 

A ideia dos dirigentes para superar esses obstáculos é necessário aumentar os investimentos em inovação e no fortalecimento dos laços entre os países. Conforme o embaixador do Estado de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para o Correio do Povo “Inovação como base para o desenvolvimento”. 

Parceria comercial entre o Brasil e China bate recorde nos últimos três anos

A ministra-conselheira da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Shao Yingjun, acredita que a pandemia prejudicou o comércio mundial. Entretanto, a parceria Brasil e China bateu recordes na área comercial e, de 2019 para cá, o comércio entre os dois países alcançou U$$ 135 bilhões.

“Houve aumento de 32% em relação ao ano anterior. Nos primeiros cinco meses do ano o comércio bilateral continua crescendo de forma elevada”, afirmou, reforçando a importância das commodities brasileiras. “A China não fechará a porta de abertura, ela se abrirá de forma mais ampla”, acrescentou.

Além disso, Yingjun salientou que o país aprofundará os negócios da China no Brasil “As relações entre China e Brasil têm futuro promissor”. A ministra-conselheira chamou a atenção para que 300 empresas chinesas investiram mais de UU$$ 80 nos setores de energia, agricultura e comunicação no Brasil.

EUA destaca a inovação para superar a crise energética e alimentar

O cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio Grande do Sul, Shane Christensen, trouxe ao debate a importância de encontrar novas soluções para que os países continuem crescendo economicamente, o cônsul destacou que a cooperação comercial é fundamental.