Empresa automotiva alcança marca surpreendente em cidade gaúcha

A empresa General Motors do Brasil em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, celebrou a produção de 4,5 milhões de veículos em sua linha de montagem. O marco foi comemorado em um evento realizado no dia 21 de março e contou com a presença de autoridades políticas, fornecedores, parceiros e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí.

A unidade fabril foi inaugurada em 20 de julho de 2000, com a produção do Chevrolet Celta, um carro popular desenvolvido no Brasil e exportado para outros países da América Latina, como Uruguai, Argentina e Chile, onde foi comercializado como Suzuki Fun. Desde então, a fábrica produziu diversos outros modelos, como o Chevrolet Onix e o Prisma.

Com capacidade para produzir cerca de 1.100 veículos diariamente, a fábrica da General Motors em Gravataí, no Rio Grande do Sul, emprega atualmente cerca de 23.500 trabalhadores, entre empregos diretos e indiretos. Os veículos fabricados no complexo industrial são exportados para toda a América do Sul. Além da unidade principal, outras 13 empresas operam na região, produzindo autopeças e acessórios para a indústria automobilística.

“Estamos muito orgulhosos por atingir esse marco, fruto do trabalho de um time multidisciplinar, treinado para atingir os mais altos padrões de qualidade. Atualmente, nossa fábrica em Gravataí é referência em produtividade e eficiência no mundo, com processos sustentáveis que permitem não só o uso inteligente dos recursos, mas que contribuem para a preservação do meio ambiente no entorno de nossas operações. Nosso objetivo agora é dar seguimento à nossa trajetória de sucesso na região e continuar contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local”, disse Marcel Querotti, diretor-executivo de Manufatura da GM Gravataí.

Imagem: Reprodução / General Motors

GM Gravataí: eficiência e produtividade com sustentabilidade

A unidade de Gravataí da General Motors, localizada na capital gaúcha, é um exemplo de eficiência e produtividade na indústria automobilística. Com um conceito inovador de apartamento industrial, que reúne os principais fornecedores da fábrica em um só local, o processo de montagem é otimizado. Desde sua inauguração em 2000, a unidade passou por três grandes expansões, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 4,5 bilhões.

Depois de produzir o Chevrolet Celta, a fábrica de Gravataí passou por reformas e ampliações para produzir o Prisma, o Onix e, mais recentemente, o novo Onix e o novo Onix Plus. O veículo que comemorou a marca de 4,5 milhões de veículos produzidos foi um Onix na cor Vermelho Carmin.

Entre 2017 e 2019, a fábrica passou por uma expansão que recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão. A unidade é referência mundial em eficiência e produtividade e é considerada amiga do meio ambiente. Foi a primeira fábrica a conquistar o marco de Zero Aterro, o que significa que nenhum resíduo gerado é enviado para aterro sanitário, tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado.

Imagem: Standret / freepik.com