Empresa conhecida nacionalmente vai fechar 2 lojas no RS
A antiga líder no mercado brasileiro de livrarias, Saraiva, informou recentemente o fechamento de seis de suas lojas em cinco estados distintos.
A empresa, que já foi uma grande referência em livros, passa por dificuldades financeiras há anos devido ao aumento das vendas online e à crise econômica que o país enfrenta.
Decisão estratégica da Saraiva para operações mais eficientes
A Saraiva anunciou em comunicado o fechamento das seis lojas como parte de seu plano de tornar as operações mais eficientes e lucrativas, incluindo o reposicionamento e redução de tamanho das lojas existentes.
“Apesar do cenário econômico adverso, de inflação e juros altos, a operação da Saraiva encerrou 2022 com um crescimento de 8,3% nas vendas de lojas físicas, mesmo com uma redução de 8,5% em piso de lojas”, explicou.
Com o fechamento dessas lojas, a empresa terá uma redução de 18% em seu número total de estabelecimentos. Vale lembrar que ela já havia pedido concordata em outubro de 2018, quando declarou uma dívida de 675 milhões de reais. Desde então, a empresa tem buscado alternativas para reestruturar suas operações e se recuperar financeiramente.
A Saraiva afirmou que o movimento está alinhado com sua estratégia de fechar unidades economicamente mais fracas, com o objetivo de manter uma presença forte e consolidada, mas com uma operação mais enxuta e eficiente.
Veja as unidades que irão fechar:
- Aracajú Parque Shopping – Aracaju (SE)
- Manaíra Shopping – João Pessoa (PB)
- Shopping Patteo Olinda – Olinda (PE)
- Iguatemi Esplanada – Sorocaba (SP)
- Praia de Belas Shopping – Porto Alegre (RS)
- Iguatemi Porto Alegre – Porto Alegre (RS)
Imagem: Freepik / freepik.com