Encceja 2020 – Datas, Inscrição e como se preparar para a prova (material disponível)

Você sabe o que é o Encceja e a melhor forma de estudar para ele? Se chegou até este texto, possivelmente busca entender mais sobre o exame e como se preparar. Se estou correto na afirmação acima, convido-lhe a continuar com a sua leitura para conferir tudo a respeito da prova!

Basicamente, a sigla ENCCEJA significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, se tratando de uma prova gratuita e voluntária que é provida pelo Inep, órgão responsável pelo Enem, com a colaboração conjunta de secretarias estaduais e dos municípios.

O exame tem como intuito conferir certificados de conclusão de ensino fundamental e certificados de conclusão de ensino médio, para todas as pessoas do país que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada.

O Encceja oferece um certificado que possui a mesma validade de um diploma escolar do ensino fundamental e médio, reconhecendo de forma oficial que o estudante cumpriu as disciplinas do núcleo comum.

Encceja: quem pode fazer?

A prova é oferecida a todas as pessoas que querem a certificação, independentemente de terem ou não frequentado o ambiente escolar em algum momento da vida. Porém, é necessário ter 15 anos completos para buscar o certificado do Ensino Fundamental e mais de 18 para busca o certificado do Ensino Médio.

A prova é oferecida a todos os brasileiros, inclusive a pessoas que se encontram em situação de privação de liberdade, como os encarcerados. Além disso, os brasileiros residentes em países do exterior também tem direito a realizar a prova.

Sendo assim, existem 4 diferentes aplicações do exame:

  • Encceja Nacional: para quem reside no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: indicado para residentes brasileiros com liberdade privada ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Encceja Exterior: para brasileiros que moram fora do país;
  • Encceja Exterior PPL: para quem mora no exterior e se encontra em situação de privação de liberdade ou no cumprimento de medidas socioeducativas.

Como é o exame?

A estrutura do exame é bem similar à do Enem, com provas sendo baseadas nos conteúdos exigidos em todas as escolas do país a nível fundamental e Médio, pois é para isso que o exame existe: para testar o conhecimento das disciplinas tratadas nesses níveis.

O Encceja é composto por quatro provas, contendo cada uma delas 30 questões objetivas e de múltipla escolha, além de uma Redação.

As provas avaliam as seguintes áreas do conhecimento:

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol e Inglês), Artes, Educação Física;
  • Matemática;
  • Geografia e História;
  • Ciências Naturais.

Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol e Inglês), Educação Física, Artes;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: Geografia, História, Sociologia e Filosofia;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: Química, Biologia e Física;

A nota do exame é calculada a partir da Teoria de Resposta ao Item, ou seja, uma metodologia que é utilizada para identificar “chutes” na prova, e faz com que a média não seja exatamente proporcional ao número de acertos do participante, pois cada pergunta possui um diferente grau de dificuldade, sendo ela fácil, média ou difícil.

Para ser considerado apto para o recebimento do certificado, o participante deve atingir pelo menos 100 pontos em cada área do conhecimento, obtendo nota igual ou acima de 5,0 na redação, que vai de 0 a 10.

Como se inscrever?

O exame é feito todos os anos, então você precisa estar atento quanto à publicação dos editais referentes à prova.

Para realizar sua inscrição no Encceja, é necessário que você acesse o site oficial do exame no período determinado no edital, devendo informar o seu CPF, número do RG e e-mail válido.

Para os que estão com liberdade restrita ou sob medidas socioeducativas, o responsável pedagógico deve informar os documentos de identificação convencionais, como também da identificação interna.

Ao realizar o cadastro, você precisará selecionar o tipo de prova que deseja fazer, seja ela para o Ensino Fundamental ou então para o Ensino Médio.

Você vai precisar:

  • CPF para os que possuem mais de 18 anos;
  • RG se o candidato tiver mais que 15 anos e não possuir o CPF;
  • Endereço de e-mail e número de telefone válidos;
  • Informar a necessidade de atendimento específico ou especializado (caso houver);
  • O tipo de certificado que você busca;
  • As provas em que você deseja ganhar o certificado;
  • Escolher local onde você deverá buscar seu certificado, caso aprovado.

No dia da prova, o candidato deverá ter o comprovante de inscrição impresso em mãos.

Como estudar para o Encceja?

Para conseguir ter um bom resultado na prova do Encceja, é mais do que necessário se preparar e estudar as matérias que são abordadas no exame.

Aparentemente, hoje com a internet nós temos acesso a milhares de informações em tempo real, e teoricamente, isso seria ideal para estudar para uma prova como o Encceja.

Mas a verdade não é bem essa. Mesmo que haja muito conteúdo na internet, filtrar tudo isso e consumir apenas aquilo que tenha qualidade é uma tarefa muito difícil. Mesmo sendo uma ótima ferramenta, a internet possui muita informação falsa, incompleta ou fora de contexto.

Além disso, como em meio a tanta informação você selecionará apenas o necessário e abordado na Encceja 2020?

É por isso que a melhor forma para estudar e se preparar para a prova é por meio da Apostila Preparatória ENCCEJA | Apostilas Opção.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS APOSTILAS ENCCEJA

Com ela você pode estar para a prova do Encceja, com conteúdos atualizados e selecionados por professores excelentes em cada uma das áreas.

Com material feito em formato simples e dinâmico, você terá um fácil entendimento do que está sendo abordado ali e poderá se adaptar ao estilo da prova do concurso. Além disso, a apostila conta com uma série de exercícios de fixação gabaritados.

Com todo o conteúdo que cairá na prova devidamente organizado, você poderá se debruçar sobre a matéria correta e, com toda a certeza, terá um bom resultado no dia da realização do Encceja!

Leia mais!

bolsonaro guedes

Bolsonaro confirma vale de R$ 600,00 para trabalhadores informais

Anunciado por Paulo Guedes, o auxílio para trabalhadores informais foi reajustado e confirmado por Jair …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *