Encontro entre fenômenos gera grandes mudanças no clima de SC

Nesta sexta-feira (28), o clima no Estado de Santa Catarina está sendo afetado pela junção de dois grandes fenômenos que estão se deslocando para a América do Sul. Os dois ciclones surgem próximos as costas do Uruguai e do Sul do Brasil.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os fenômenos não trazem riscos ao Brasil, mas trazem uma forte frente fria para Santa Catarina neste final de semana (29 e 30). A previsão também indica que o estado será afetado por chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, fortes ventos (40-60 km/h), e queda de granizo.

O Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) também informa que os termômetros não devem registrar mais de 19ºC nos próximos dois dias.

Fenômenos causam queda nas temperaturas em Santa Catarina

De acordo com informações da Defesa Civil, o tempo continua instável em Santa Catarina nesta sexta-feira (28). Pancadas de chuva podem afetar todas as regiões do Estado e temporais isolados devem atingir o Meio-Oeste, planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte. As temperaturas devem começar a cair a partir do final da tarde.

O sábado (29) dos catarinenses será marcado por muito frio, informa o órgão. Na parte da manhã, os termômetros devem registrar 0°C na serra, 5°C nas outras áreas altas do estado e entre 9°C e 12°C no norte de Santa Catarina.

Na parte da tarde de sábado, as temperaturas máximas devem variar entre 18°C e 20°C no Grande Oeste e entre 15°C a 17°C no Litoral. Já entre os planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí, devem variar entre 10°C e 14°C.

No domingo (30), o tempo fica firme. Todas as regiões devem contar com a presença de sol. Na parte da manhã, os termômetros devem registrar entre 0°C e 6°C no Planalto Sul e entre 7°C e 11°C nas demais regiões do estado. No extremo Oeste, a máxima deve ser de 26°C, já no litoral e nos planaltos, devem oscilar entre 20°C e 23°C e 17°C e 20°C, respectivamente.

Todas as informações são da Defesa Civil do Estado.

Imagem: Mundo Educação / Uol