Episódio perdido de Chaves apresenta suposta mãe de Chiquinha; assista

No dia 02 de setembro, completam-se cem anos do nascimento de Ramón Valdés, o inesquecível Seu Madruga. A imprensa latino-americana tem publicado sobre um possível episódio perdido do Chaves onde o público enfim conheceria a mãe de Chiquinha (María Antonieta de las Nieves).

A primeira menção à mãe da personagem acontece num episódio de 1977, mas nenhuma imagem dele jamais foi apresentada aos amantes do seriado em todo o mundo.

No episódio, Seu Madruga menciona a dificuldade de criar uma criança sozinho, explicando o falecimento de sua companheira no parto. O pai comenta sobre o assunto com Dona Neves, avó de Chiquinha, enquanto tenta alimentar a filha recém-nascida.

De acordo com o Diário Gaúcho, o episódio faz parte de “Los Supergenios de La Mesa Cuadrada”, programa humorístico exibido antes dos personagens infantis ganharem uma série própria produzida pela mexicana Televisa em 1971.

A informação pública e oficial é de que o “episódio perdido” se trata de um esquete, onde uma mulher não identificada aparece xingando o Seu Madruga. A personagem reclama ordenando ele a ir trabalhar e completa: “Minha mãe me disse: ‘Não case com esse imprestável…”

O portal oficial dos fãs do Chaves, Chapolim e Chespirito no Brasil, questionou a relação do esquete com as personagens produzidas pela Televisa. Ramón Valdés e Maria Antonieta não seriam Seu Madruga e Chiquinha, respectivamente.

Batalha pelos direitos

O criador da série, Roberto Gómez Bolaños, faleceu em 2014. Ramón Valdés faleceu 26 anos antes, em 1988. As gravações do seriado foram encerradas em 1992, mas suas exibições seguem até hoje tanto na TV brasileira quanto a mexicana.

No Brasil, na maior parte dos anos, o SBT foi o detentor dos direitos de exibição. Em 2018, após o fim do contrato, o Grupo Globo comprou os direitos para exibição no canal Multishow.

A família de Bolaños segue em uma batalha judicial desde sua morte disputando o nome de quem ficará responsável pelos direitos tanto de Chaves quanto do Chapolim.

As produções não são mais exibidas desde 2020, devivo ao imbróglio. Florinda Meza, intérprete da personagem de mesmo nome e viúva de Bolaños deixou manifesta sua vontade de que as exibições voltem a circular pelo mundo.