Repórter do Infodiretas caminha por 4 horas e relata manifestação pacífica e alegre

Seis horas da tarde, a reportagem do Infodiretas chega à Estação Consolação da linha Verde do Metrô. Um percurso que levaria menos de cinco minutos, é percorrido em dez. A causa? Um grande número de pessoas que seguiam à plataforma da linha Amarela, em direção à Estação Faria Lima, no Largo da Batata, em Pinheiros, zona Oeste. Na chegada, uma imensidão tomava a Avenida Faria Lima, junto ao lado direito, dez PMs estavam encostados em uma parede. Foram os únicos que a reportagem viu ao longo do percurso que se seguiu, que após a Faria Lima, caminhou pela Avenida Juscelino Kubitschek, atravessou a Avenida Santo Amaro e tomou a Avenida Brigadeiro Luis Antônio. Na esquina da Faria Lima com a Rua Manduri, uma primeira manifestação das várias que viriam a seguir do mesmo tipo. Moradores de um prédio residencial, balançavam lençóis e toalhas brancas, levando ao delírio os manifestantes, que gritavam e aplaudiam, seguido do cântico “vem pra rua vem, contra o aumento”. Os poucos comércios que se mantinham abertos, estavam com portas a meia altura.

Aos gritos de “Brasil, vamos acordar, o professor vale mais que o Neymar”, a multidão vibrou ao passar por um prédio espelhado, na altura do 3.500 da Faria Lima, e através do reflexo, uma visão panorâmica da quantidade de pessoas pode ser vista. Por volta das 20h, uma parte da marcha se reuniu no cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek, a partir daí o movimento de dissolveu em duas grandes frentes. Uma parte seguiu rumo à Marginal Pinheiros e outra para a Avenida Paulista. O clima na Juscelino era mais descontraído, com bares, postos de gasolina e lojas de conveniência abertos. Com quase meia hora de caminhada a passos curtos, a reportagem do Infodiretas chegou à Avenida Brigadeiro Luis Antônio. Com milhares de pessoas subindo e interditando os dois sentidos da via, o helicóptero Águia, da PM, fazia voos rasantes e soltava um forte feche de Luz. Com várias avenidas da região com tráfego lento, o entorno do Parque Ibirapuera tinha o trânsito liberado no sentido bairro, já no sentido centro o trânsito era parado conforme pessoas da manifestação iam se aproximando. Uma mulher a bordo de um carro importado preto, o primeiro da fila sentido centro, balança um lenço rosa e buzinava em tom de aprovação ao protesto. Às 21h30, a reportagem chegou à Avenida Paulista, sob o som do hino nacional. Até por volta das 22h15, nenhum incidente havia sido registrado.