Escola estadual em Alvorada ficará fechada por dois dias após atos de vandalismo

A Escola Estadual de Educação Básica Gentil Viegas Cardoso de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre precisará ser fechada após a ação de vândalos no local. 

Na manhã dessa segunda-feira (26), alunos e funcionários que chegaram à instituição se depararam com estragos em salas de aula e na cozinha da escola. 

As câmeras de monitoramento do local registraram a movimentação dos homens que fizeram os atos de vandalismo. É a segunda vez que a escola é alvo de ações do tipo. 

Segundo a diretora da Gentil Viegas Cardoso, é possível ver pelas imagens que os autores do crime são dois jovens que entraram na instituição pulando o muro e abrindo uma porta de ferro. Diversos alimentos foram derrubados no chão do refeitório. “Eles entraram primeiro na cozinha e derrubaram alimentos como ovos e bebidas no chão. Outros eles levaram. Depois disso, quebraram cinco portas e danificaram todas as salas de aula. Foi um horror”, conta Beatriz Sarmento, vice-diretora geral da escola para a Gzh. 

Tintas que costumam ser usadas pelas crianças da Educação Infantil foram utilizadas pelos vândalos para o crime na ala. 

Vândalos esvaziaram extintores de incêndio em escola do RS

Os extintores de incêndio foram esvaziados e o pó contido no equipamento ficou espalhado pelas salas. Por ser um produto tóxico que necessita de uma limpeza especial as aulas precisaram ser suspensas. A previsão é de que a escola volte a operar apenas na quarta-feira (28). 

Um boletim de ocorrência foi registrado e as imagens de segurança das câmeras da instituição foram encaminhadas para a Brigada Militar e para a Polícia Civil.

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que a 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) já entrou em contato com a direção para repor os materiais danificados e recuperar o espaço através da verba de Autonomia Financeira.