Escola levada a leilão vai manter as atividades? Confira promessa do grupo dono do IPA

Instituto Educacional (IE) fica em Passo Fundo e existe há 102 anos. Grupo dono do IPA e do Colégio Americano promete manter atividades em escola levada a leilão.

Na última quinta-feira (8), foi anunciado o leilão do Instituto Educacional (IE). Existente há 102 anos, metodista de Passo Fundo não deve impactar no funcionamento da escola, que atende alunos da Edução Infantil ao Ensino Médio.

O leilão do imóvel está marcado para o dia 26 de setembro, às 14h, e faz parte do processo de recuperação judicial pelo qual o grupo passa desde o ano passado. A manutenção das atividades acadêmicas no estabelecimento, por ao menos cinco anos, está prevista na negociação feita pelo grupo Educação Metodista, dono de instituições como o IPA e o Colégio Americano, em Porto Alegre.

Os pais e funcionários do estabelecimento estão cientes da intenção de venda desde 2020 e que a operação da instituição seguirá de responsabilidade do grupo, sendo negociado apenas o espaço onde a escola funciona.

Em nota endereçada à comunidade do município, a ECB Group, interessada na compra, prometeu, se confirmada a aquisição, manter a escola aberta e funcionando. A holding prometeu “respeito ao patrimônio histórico centenário” do colégio e “empenho em preservar o legado” do IE.

Onde fica o Instituto Educacional (IE)?

Localizado no Centro de Passo Fundo, o colégio ocupa um quarteirão inteiro, com área de 12,3 mil metros quadrados. Em torno de mil metros quadrados são tombados pela prefeitura da cidade. O lance mínimo para a aquisição do espaço é de R$ 30 milhões. Hoje, o IE atende 164 alunos e conta com 35 funcionários.