Escolas de Porto Alegre aderem campanha de multivacinação
Crianças que estavam com dose da pólio em atraso foram imunizadas nesta quarta.
Nesta quarta-feira (31), equipes de saúde da prefeitura de Porto Alegre estiveram na escola de educação infantil Pé de Moleque, no bairro Farrapos, com a vacinação contra a poliomielite. A ideia é adequar-se à estratégia proposta pela SES (Secretaria Estadual da Saúde) aos municípios para ampliar os índices de coberturas das doses do calendário básico e de campanhas.
Para realizar a multivacinação, os pais ou responsáveis das crianças devem estar presentes na aplicação das vacinas de rotina. No caso da dose extra de pólio, a autorização pode ser feita por escrito. Pela manhã, foram imunizadas crianças de até cinco anos incompletos que estavam com a dose em atraso.
“Organizar uma ação de multivacinação exige uma série de cuidados, como local adequado e refrigeração correta. Por isso, é necessário um tempo para que tudo seja feito com os detalhes que a ação exige”, explica Caroline Schirmer, diretora de Atenção Primária da SMS.
Até o dia 9 de setembro, segue aberta a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos e a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A direção deverá informar nome, idade e CPF dos alunos. Com a lista, a unidade de saúde poderá pesquisar a situação vacinal das crianças para programar os imunizantes e avaliar a melhor data para a ação de multivacinação, informando os pais previamente.
Os pontos de vacinação serão divulgados ao longo da semana pela SMS. Em Porto Alegre, as doses estão disponíveis em 132 unidades de saúde.