Escolas no RS serão reconstruídas com R$ 35 milhões do MEC após enchentes

O Ministério da Educação (MEC) irá repassar R$ 35 milhões ao Rio Grande do Sul para reconstrução de escolas públicas destruídas na região do Vale do Taquari. Ao todo, 107 municípios gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas e inundações causadas pela passagem de um ciclone extratropical.

O MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma de suas autarquias, estão prestando apoio técnico e financeiro para ajudar em obras de recuperação das escolas, compra de mobiliário e equipamento educacional, além do envio de material didático.

MEC e FNDE se reúnem com secretarias municipais para ajudar escolas de áreas afetadas do RS

Na dia 27 de setembro, o ministro de Educação, Camilo Santana, recebeu o governador Eduardo Leite em Brasília. No dia seguinte, (28), a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardto, visitou o Estado.

“O MEC esteve na região para dar continuidade ao processo de levantamento de demandas e prestação de apoio do governo federal ao território. Além do diálogo com a gestão estadual, realizamos atendimentos individuais com representantes dos municípios mais impactados pelas enchentes. Em nome do MEC, presto nossa solidariedade às famílias e comunidades impactadas pela crise climática e reforço nosso compromisso em reconstruir, juntos, os direitos e as vidas de cada um”, afirmou a secretária.

Kátia e representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) têm se reunido com as secretarias municipais de educação dos locais afetados para entender as solicitações e ajudar.

De acordo com o anuncio feito pelo MEC, os recursos serão enviados principalmente para as cidades de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum e Roca Sales. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) também irá entregar materiais didáticos de ensino fundamental e médio para as áreas atingidas.

Na pasta é solicitado que as redes municipais procurem pelo Ministério da Educação para que assim os pedidos de recursos e insumos possam ser formalizados.

Imagem: Mateus Bruxel / Agencia RBS