Escorpiões em Porto Alegre geram preocupação para população

Por Ayrton Araujo
2 minutos de leitura
Imagem: Reprodução / Cristine Rochol / PMPA

A aparição de mais de trinta escorpiões em Porto Alegre gerou preocupação na população. Na noite desta terça-feira (17), trinta e dois escorpiões amarelos, que possuem veneno letal, foram capturados no Centro Histórico, no entorno da Praça Dom Feliciano e na Rua Senhor dos Passos.

A ação foi conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde. Além dos trinta e dois espécimes capturados, mais dois foram avistados, sem possibilidade de captura. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Número de escorpiões em Porto Alegre é preocupante

Em um comunicado da prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a população deve tomar cuidados preventivos com os animais. De acordo com a gerente da unidade de vigilância ambiental da secretaria, Roxana Nishimura, o número de escorpiões encontrados é expressivo.

Os escorpiões amarelos possuem veneno altamente tóxico, capaz de matar em poucas horas. É preciso cuidado especial com crianças, pessoas idosas ou com comorbidades. Estes animais se alimentam de baratas, portanto, é essencial manter as residências limpas para reduzir sua população. Confira abaixo os cuidados recomendados pela Secretaria de Saúde.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

  • Verificar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes do uso;
  • Manter camas e berços distantes das paredes;
  • Manter lençóis longe do chão;
  • Limpar os ambientes para ficarem sem entulhos e lixo
  • Manter aberturas de ralos, pias e tanques isoladas com telas;
  • Limpar caixas de gordura e ralos;
  • Fechar frestas em paredes, móveis e rodapés;

Além dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde, a ação contou também com participação de agentes de combate a endemias e profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Em caso de avistamento dos escorpiões, a orientação é entrar em contato pelo serviço 156, via telefone, aplicativo 156+POA ou meio eletrônico. Deve-se informar o local exato e o meio de contato.

Imagem: Reprodução / Cristine Rochol / PMPA

Share This Article
Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão e Redator do InfoDiretas.