Especialista fala sobre Endometriose: sintomas, tratamentos e prevenção

A Endometriose é uma doença sem cura que prejudica o funcionamento regular do organismo, quando o endométrio, que reveste o útero, não permanece só neste órgão. O diagnostico é feito por meio de exames ginecológicos e biópsia.

Quando a doença, que pode afetar qualquer órgão na cavidade abdominal, surge nos ovários, pode resultar no aparecimento do endometrioma, um cisto que dificulta a gravidez. Além disso, órgãos como o intestino grosso, vagina e bexiga também podem ser afetados.

A doença não tem cura, mas passa a regredir naturalmente com a chegada da menopausa, fase da vida da mulher em que a menstruarão é interrompida de forma natural. Quando a endometriose passa a atrapalhar a qualidade de vida do paciente, é necessário passar por uma cirurgia. Remover o útero e os ovários também pode ser uma opção.

A seguir, confira os principais sintomas da doença:

  • Cólica;
  • Dor durante relações sexuais;
  • Dor durante a menstruação;
  • Infertilidade ou dificuldade de engravidar;
  • Fadiga.

Em alguns casos, a paciente pode apresentar diarreia.

Mulheres com endometriose podem engravidar?

Como a doença afeta a fertilidade, muitas pacientes se preocupam com o fato da gravidez ser dificultada. Quando as tubas uterinas são afetadas, o óvulo e espermatozoides não são transportados, o que impede a fecundação.

As mulheres que têm endometriose e desejam engravidar, podem preservar seus óvulos por meio do congelamento, para que as mesmas possam gerar um feto futuramente.

Atualmente, os médicos utilizam o método do hormônio anti-Mülleriano (AMH), a fim de identificar o número de óvulos presentes no corpo da mulher e a qualidade dos mesmos. Mulheres com altos níveis desse hormônio, têm mais chances de engravidar após a reserva dos óvulos.

Quando a paciente tem niveis baixos do AMH, as chances de engravidar diminuem, mas não anuladas. Mulheres com reserva baixa de óvulos, mas de boa qualidade, também têm chances de engravidar. Em outras palavras, pacientes com endometriose podem engravidar.