Especialista faz alerta e fenômeno devastador se aproxima do RS
A chegada de um fenômeno climático devastador no Rio Grande do Sul tem chamado a atenção dos especialistas. O El Niño, anomalia que provoca o aumento das temperaturas do Oceano Pacífico, está se formando e pode causar grandes estragos no RS.
De acordo com um especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o El Niño provocará chuvas intensas, enchentes, tempestades e granizo em todo o Rio Grande do Sul. Confira abaixo mais informações sobre a previsão.
Especialista alerta para perigo de fenômeno climático no Rio Grande do Sul
Em entrevista para a RBS TV, o meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, afirmou que os efeitos do El Niño chegam primeiro na região Norte do estado, entre setembro a dezembro.
”Geralmente as chuvas ficam mais persistentes. Isso, principalmente, no final do inverno e nos meses de primavera. Setembro, outubro, novembro é característica do fenômeno El Niño aumentar as chuvas no Rio Grande do Sul, causar enchentes, tempestades, granizos, exatamente por causa do bloqueio das frentes frias. Isso é uma característica climática que aconteceu nesses El Niños anteriores de forte intensidade”, afirma o especialista.
Em 2015, o RS foi atingido por um super El Niño, de intensidade extrema. Neste período, o Guaíba chegou ao seu recorde histórico, a quase 3 metros. Foi necessário fechar todas as comportas do Muro da Mauá, pois caso contrário, o centro da cidade seria inundado pela água.
O aquecimento anormal das águas provocado pelo El Niño tem efeitos diversos de acordo com a região. No Sul, causa chuvas torrenciais, de grande intensidade, e na parte Norte e Nordeste, provoca fortes secas.
De acordo com meteorologistas, é preciso que o Rio Grande do Sul se prepare para chuvas acima da média, provocadas pela chegada do fenômeno. Uma das recomendações é o fortalecimento de equipes para lidar com ocorrências de enchentes e destelhamentos.
Imagem: Reprodução / Dayanne Rodrigues / RBS TV