Especialista faz alerta sobre fenômeno devastador em SC no mês de agosto

Após ter que lidar com grandes estragos e moradores feridos, Santa Catarina pode ser afetada por um novo fenômeno devastador em agosto, segundo o meteorologista Piter Scheuer, que concedeu uma entrevista ao portal ND+.

“Um novo ciclone do tipo feroz pode acontecer em agosto. No entanto, apesar de estar meio longe, podemos nos preparar”, conta. O meteorologista ainda diz que o novo ciclone que afetará o estado causará chuvas fortes, principalmente para as regiões de planícies do Oeste de Santa Catarina. As tempestades também prometem ser severas.

A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), confirma a ocorrência de chuvas em Santa Catarina em agosto.

Novo ciclone pode atingir RS, SC E PR nos próximos dias

Entre esta terça e quarta-feira (25 e 26), parte da região Sul já deve ser atingida por um novo ciclone extratropical. O estado que deve ser mais afetado é o Rio Grande do Sul, mas Santa Catarina e Paraná também podem sentir os efeitos do fenômeno. Chuvas, ventos e queda na temperatura são previstos.

Os ventos devem ficar entre 40km/h e 60km/h, principalmente no RS, entre quarta e quinta-feira (26 e 27). De acordo o Inmet, são esperadas chuvas entre 20mm/h e 50mm/h. O MetSul informa que fenômeno deve ser menos intenso.

Os ciclones extratropicais são fenômenos que geram fortes chuvas e ventos. Eles fazem parte da “grupo” de ciclones, que são sistemas de baixa pressão atmosférica. Também existem os ciclones subtropicais e tropicais

Os ciclones são muito comuns nesta época do ano, devido ao fenômeno El Niño, que causa o aumento de temperaturas. O aquecimento global e mudanças climáticas contribuem para a maior frequência desses ciclones.

A partir de sexta-feira (28), o tempo deve ficar mais estável no Rio Grande do Sul, já que o ciclone se desloca em direção ao Atlântico.

 Imagem: Gabriel Lain/ND